SóProvas


ID
5048365
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A diferenciação entre zonas centrais e regiões marginais — centros e periferias — encontra-se hoje em várias ordens de grandeza em comunidades, distritos, países e grupos inteiros de países. Numa cidade, a atividade comercial concentra-se geralmente numa zona determinada; em cada país há regiões nas quais se concentra mais fortemente a atividade econômica, do que em outras.

    A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais.

     Os centros são primariamente grandes cidades ou cidades de dimensão média, sendo periferias as zonas de economia rural. As aldeias constituem centros menores na periferia.

     Diante das periferias, os centros são, sob alguns aspectos, privilegiados. Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior. Em torno de uma grande cidade (de uma megalópole), encontram-se as maiores artérias de circulação ordenadas de forma radial e não em círculos concêntricos. As vias de uma periferia à outra conduzem, por isso, com frequência através do centro — também quando isso exige maiores desvios.

     Para cada tipo de troca (como trânsito, comércio, turismo, transmissão de conhecimentos), os centros oferecem especiais vantagens. Eles dispõem de uma infraestrutura mais rica do que as regiões marginais, e os contatos sociais são mais densos. Hospitais, universidades, institutos de pesquisa, instituições culturais, museus, teatros, salas de concerto etc. encontram-se predominante ou exclusivamente em centros. As possibilidades de formação são mais diversificadas e de melhor qualidade. Mercados de centro se destacam por ofertas mais ricas do que os mercados das periferias. O nível de vida é mais alto, os salários são mais altos, mas também os custos de manutenção da vida são mais altos.

     Nos centros, com relação à vida social, vigora uma cultura pluralista, as pessoas são mais individualistas, mas também mais flexíveis do que nas periferias. No interior a cultura é mais fortemente presa à tradição, a mobilidade social é menor, a vida decorre mais calma e vagarosamente, e as pessoas se movimentam menos apressadamente. Quanto às atitudes mentais e intelectuais, elas também são, em geral, menos ágeis e, com frequência, mais conservadoras.

Thomas Kelssering. Dentro e fora. Centro e periferia. In: Ética, política e desenvolvimento humano: a justiça na era da globalização. Trad. Benno Dischinger. Caxias do Sul, RS: Educs, 2007, p. 171-2.

Julgue o item subsequente, relativo às ideias e às construções linguísticas do texto precedente. 

De acordo com as ideias do texto, as distâncias a serem percorridas entre as periferias são menores que as distâncias a serem percorridas entre as periferias e os centros.

Alternativas
Comentários
  • GAB: ERRADO

    "...a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior...

    ...As vias de uma periferia à outra conduzem, por isso, com frequência através do centro — também quando isso exige maiores desvios..."

  • As distâncias percorridas entre as periferias são maiores, e não menores.

    "Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior."

    Gabarito: errado.

  • ERRADO. Contextualizando: no centro é que estão as principais atividades, principais lugares geradores de emprego, atividades culturais, intelectuais e lazer, portanto, as vias das periferias são direcionadas ao centro, que seria o ponto de destino de todas as periferias. Ele também menciona que as vias são radiais, ou seja, vários pontos direcionados para um mesmo lugar (centro).

    "Em torno de uma grande cidade (de uma megalópole), encontram-se as maiores artérias de circulação ordenadas de forma radial e não em círculos concêntricos. As vias de uma periferia à outra conduzem, por isso, com frequência através do centro"

  • A resposta para esta questão encontra-se neste trecho:

    Diante das periferias, os centros são, sob alguns aspectos, privilegiados. Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior.

    (...)

    As vias de uma periferia à outra conduzem, por isso, com frequência através do centro — também quando isso exige maiores desvios.

  • Resposta explícita no texto, sem pegadinhas: "a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior."

  • Entendi assim;

    centro <(distancia) periferia.

    periferia >(distancia) periferia.

    Lute ate o fim.

  • ERRADO

    A distância do centro é menor que da periferia...

  • Fácil depois de entender. O problema é gastar 5 minutos tentando entender.

  • Resposta está no quarto paragrafo do texto.

    Diante das periferias, os centros são, sob alguns aspectos, privilegiados. Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior. Em torno de uma grande cidade (de uma megalópole), encontram-se as maiores artérias de circulação ordenadas de forma radial e não em círculos concêntricos. As vias de uma periferia à outra conduzem, por isso, com frequência através do centro — também quando isso exige maiores desvios.

  • ERRADO.

    Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior É MENOR do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior

  • GABARITO ERRADO.

    REDAÇÃO ORIGINAL.

    De acordo com as ideias do texto, as distâncias a serem percorridas entre as periferias são menores que as distâncias a serem percorridas entre as periferias e os centros.ERRADA

    -----------------------------------------------

    REDAÇÃO RETIFICADA.

    De acordo com as ideias do texto, as distâncias a serem percorridas entre OS CENTROS são menores que as distâncias a serem percorridas entre as periferias e os centros. CERTO.

    4° parágrafo.

    [...] Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior.

  • Essa questão é de Raciocínio Lógico.

  • GABARITO: CERTO

    O PROBLEMA DESSE TEXTO É ELE TER 53 MILHOES DE LINHAS.

  • Diante das periferias, os centros são, sob alguns aspectos, privilegiados. Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia

    2 Paragrafo .

  • s. Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior.

     As vias de uma periferia à outra conduzem, por isso, com frequência através do centro — também quando isso exige maiores desvios.

  • RESPOSTA ESTAR NO 2 PARAGRAFO, LEIA ATENTAMENTE E VOLTE NA QUESTAO!

  • questão de matemática !!!

  • Tá aí a resposta. leiam.

    ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia 

    GAB: ERRADO.

    Avante -PCDF.

    Pura Interpretação

  • GABARITO ERRADO

    Texto (L.08 a 09): [...] Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior.

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço".

  • Na teoria, o centro é sempre mais perto de tudo.

  • Não precisava fazer desenhos ou contas, o texto nada fala acerca da distância entre as periferias. Portanto gabarito: ERRADO.

  • extrapolou, pessoal.

  • De acordo com as ideias do texto, as distâncias a serem percorridas entre as periferias são menores que as distâncias a serem percorridas entre as periferias e os centros. Resposta:As vias de uma periferia à outra conduzem, por isso, com frequência através do centro — também quando isso exige maiores desvios. logo é mais perto entre a periferia e o centro, porque precisa passar pelo centro-sendo mais perto- para ir à outra periferia....

  • EU achei a resposta nessa parte de texto "Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior." e principalmente nessa parte "As vias de uma periferia à outra conduzem, por isso, com frequência através do centro — também quando isso exige maiores desvios."

  • Aos não assinantes, gabarito ERRADO.

    Aproveito e lhes convido a conhecer o GRUPO DE APOIO AO CONCURSEIRO (GAC). O GAC é um projeto novo totalmente independente que visa ajudar o concurseiro nessa jornada, quase sempre exaustiva, que é passar num concurso público. O GAC, por meio de plataformas online, buscará fornecer ao concurseiro dicas, conteúdos e informações relevantes relacionados aos concursos públicos, principalmente voltados às CARREIRAS POLICIAIS. Também serão fornecidos conteúdos ligados, diretamente, as atividades policiais.

    O principal objetivo do GAC é, de forma TOTALMENTE GRATUITA, disseminar conhecimento.

    O projeto sempre contará com o "feedback" de quem o acompanha, estando aberto a sugestões, elogios e críticas.

    SIGA O GAC NO INSTAGRAM: @grupodeapoioaoconcurseiro

  • Do jeito que esses textos estão cada vez mais difíceis de entender, o ideal seria aumentar pelo menos mais uma hora no tempo de prova, vai ser uma luta contra o tempo...

  • ERRADO

    Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia

    Colocando isso em Álgebra = Periferia > Central + Interior (Periferia)

    Ou seja, a distância entre as Periferias são maiores que as distâncias entre os centros e periferias

  • GAB : ERRADO

    "Diante das periferias, os centros são, sob alguns aspectos, privilegiados. Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior. "

  • Assertiva E

       (...)Diante das periferias, os centros são, sob alguns aspectos, privilegiados. Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor

  •  Diante das periferias, os centros são, sob alguns aspectos, privilegiados. Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior. Em torno de uma grande cidade (de uma megalópole), encontram-se as maiores artérias de circulação ordenadas de forma radial e não em círculos concêntricos. As vias de uma periferia à outra conduzem, por isso, com frequência através do centro — também quando isso exige maiores desvios.

    As distâncias percorridas entre as periferias são maiores, e não menores. O que torna essa distância maior é o fato que você precisa passar pelo centro para chegar a outra periferia.

    GABARITO: ERRADO

  • "A soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior" = centro até periferia

    "...é menor do que..." = <

    "entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior". = periferia até periferia

    centro até periferia < periferia até periferia

    As distâncias a serem percorridas entre as periferias são menores que as distâncias a serem percorridas entre as periferias e os centros? R: NÃO

  • Oh provinha chata... kkk

  • Ao redor do centro tudo é margem, daí o termo, marginal.

    Para ir para outra periferia você passa pelo centro, logo a distância é maior do que em relação ao centro e suas proximidades (internas)

    GABA errado

  • Né... essa deu até medo de marcar.

  • As vias de uma periferia à outra conduzem, por isso, com frequência através do centro — também quando isso exige maiores desvios.

    Para uma periferia chegar à outra, com frequência passa pelo centro. Portanto, é mais curta a distância entre a periferia e o centro, do que entre periferias.

  • ERRADA!

    Veja:

    "Diante das periferias, os centros são, sob alguns aspectos, privilegiados. Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor" - ou seja, a distância dos centros à periferia é menor. "do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior - ou seja, as distâncias entre dois pontos dentro da periferia. 

  • Passei 5 min para entender que é ao contrário. Putz!

  • Sem lenga, lenga..

    É o contrário.

  • essa aí só saiu após desenhos de conjuntos

  • Errada

    Os centros são, sob alguns aspectos, privilegiados. Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia.

    Inverteram.

  • só inverteu os valores, por isso esta errada

  • Diante das periferias, os centros são, sob alguns aspectos, privilegiados. Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia

  • Errado! Houve inversão, o que pode ser percebido por recorrência.

  • Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior.

  • Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior.

  • " ..a soma das distâncias entre o ponto central (centro) e quaisquer pontos do interior (periferia) é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior (periferia)."

    Ou seja, a questão mudou as ordens.

    Entre o centro e periferia - distância menor.

    Entre periferias - distância maior.

  • "Diante das periferias, os centros são, sob alguns aspectos, privilegiados. Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior."

    Decifrando:

    *Entre o centro e a periferia: menor distância em virtude de melhores artérias de circulação(mais rápido chegar!).

    *Entre a periferia e o interior: maior distância tendo em vista menor qualidade/quantidade de circulação(mais demorado se deslocar!).

    Lembrando que o parágrafo fez implicitamente uma comparação da facilidade do deslocamento entre pontos de uma cidade(centro-periferia / periferia-interior), não necessariamente jugou se um ponto é mais ou menos distante um do outro, apenas utilizou argumentos para enfatizar isso.

    Logo a assertiva da questão está invertida! Errado.

  • O texto afirma que a distância entre os centros e as periferias é menor do que qualquer periferia e o interior. Sorte a todos nós

  • Tudo isso, só que ao contrário! ERRADO.

  • Questão simples, pois o texto não aborda as distancias entre as periferias, e sim a distancia entre os centros e as zonas do interior.

  • As distâncias percorridas entre as periferias são maiores, e não menores, como postaram logo a cima, é a parte que já responde a questão.

  • Questão falou o contrário do texto!

  • Cuidado!

    O examinador tenta fazer o candidato associar o significado da palavra"interior"(l.9) com zona rural, ou seja, algo fora das cidades( onde estão o centro e a periferia)

  • NEM QUEM ENTENDER OU QUEM NÃO ENTENDER VAI ENTENDER OU NÃO ENTENDER, VAI TODO MUNDO NÃO ENTENDER.

  • Meu amigo, na hora da prova o cara surta e pula da janela viu kkkkkkk

    Diante das periferias, os centros são, sob alguns aspectos, privilegiados. Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior. Em torno de uma grande cidade (de uma megalópole), encontram-se as maiores artérias de circulação ordenadas de forma radial e não em círculos concêntricos. As vias de uma periferia à outra conduzem, por isso, com frequência através do centro — também quando isso exige maiores desvios.

    demorei 1 milênio p/ interpretar isso, mas vejamos:

    soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior

    ou seja, a distância da quebrada p/ o centro é MENOOOOORRRRRRR que da quebrada p/ outra quebrada.

    interior = para o texto é a "quebrada".

    sendo periferias as zonas de economia rural. As aldeias constituem centros menores na periferia.

    Na prova tu faria essa questão?! fala tu.

  • O texto fala que de um ponto CENTRAL até um ponto no INTERIOR a distância é ""MENOR"" QUE a distância entre uma PERIFERIA e o ponto no INTERIOR.

    No texto INTERIOR= PERIFERIA. logo, a distância entre periferias é maior que a distância entre periferias e centro.

  • Eles fazem tudo para te comer o tempo , e assim vc n ter oportunidade de responder outras assertivas .....

  • As vias de uma periferia à outra conduzem, por isso, com frequência através do centro — também quando isso exige maiores desvios.

    Difícil é interpretar o período acima.

    Mas realmente está errada a assertiva: A distância entre a periferia e o centro é menor do que entre periferias.

    Gabarito: errado

  • Reli umas 10x, desenhei, e não tive certeza da resposta kkk

  • "Diante das periferias, os centros são, sob alguns aspectos, privilegiados. Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior. "

  • estou igual a Nazaré fazendo os cálculos kkk

  • Gabarito E

    Usei o trecho  "Diante das periferias, os centros são, sob alguns aspectos, privilegiados. Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior."

  • Dê uma olhada na linha 8 e 9, assim trabalha sua interpretação, tire seu gabarito...

    PS: As vezes colocar certo ou errado, basicamente, não te da o gabarito, te deixa menos conhecedor da matéria, então force sua mente e leia atento o texto.

  • Tive que escrever pra poder entender e conseguir fazer, não basta a banca ser difícil, o texto ainda tem que ser enrolado...
  •  Diante das periferias, os centros são, sob alguns aspectos, privilegiados. Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior. Em torno de uma grande cidade (de uma megalópole), encontram-se as maiores artérias de circulação ordenadas de forma radial e não em círculos concêntricos. As vias de uma periferia à outra conduzem, por isso, com frequência através do centro — também quando isso exige maiores desvios.

    Ou seja, as distâncias são maiores, mesmo entre periferias.

  • "As vias de uma periferia à outra conduzem, por isso, com frequência através do centro" ou seja, para ir de uma periferia à outra, é necessário passar pelo centro.

  • Eu entendi assim...

    1º - texto:

    Do Centro ao Interior é MENOR

    Da Periferia ao Interior é MAIOR

    2º - a pergunta:

    Da Periferia para a Periferia é MENOR

    Da Periferia ao Centro é MENOR

    Vejam que no texto não tem a informação da pergunta, logo está ERRADO.

    corrigiram-me se tiver errado

  • Gabarito E

    Usei o trecho "Diante das periferias, os centros são, sob alguns aspectos, privilegiados. Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior."

  • "As vias de uma periferia à outra conduzem, por isso, com frequência através do centro"

    Se de uma periferia a outra tem de passar pelo centro, logo a distancia percorrida entre as periferias são maiores.

  • Português com RLM. Cebraspe, sempre inovando.

  • O bom desses comentários é que além de aprender, você também se diverte.

  • "distância entre centro e interior é menor do que periferia e interior" é so isso que o texto diz. Extrapolação.

  • Errada.

    Quase que um raciocínio lógico. Esses dois pontos me fizeram entender a questão:

    "Os centros são primariamente grandes cidades ou cidades de dimensão média, sendo periferias as zonas de economia rural."

    "Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior.

  • mais essa é muito fácil, manda uma mais difícil...

  • O primeiro período do quarto parágrafo já responde ao enunciado

    "Diante das periferias, os centros são, sob alguns aspectos, privilegiados. Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior". 

  • Está parecendo as somas da Dilma. kkkk
  • Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior.

  • Fala galera, vocês sabem que a REDAÇÃO REPROVA também né? Se você está desesperado e pensando em contar com a sorte, então você precisa do PROJETO DESESPERADOS. Esse curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, tudo em um só lugar. Ele MUDOU O JOGO para mim: https://go.hotmart.com/A51989712I

  • PSICOTÉCNICO!

  • Parece RLM kkkkk

  • Fácil de entender, as distâncias da periferia para qualquer outro lugar é maior que a distância do centro para qualquer outro lugar.

  • Abaixo está a resposta! Gabarito Errado.

    Diante das periferias, os centros são, sob alguns aspectos, privilegiados. Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior.

  • Questão que faz o candidato enrolar 5 minutos kkkkk !!!!!!!!!! lol

  • Errado.

    Texto: As vias de uma periferia à outra conduzem, por isso, com frequência através do centro — também quando isso exige maiores desvios.

    De acordo com o texto a distância entre periferias é maior, pois tem que passar através do centro.

  • THC fortíssimo.

  • Me sinto na matrix

  • Questão ERRADA

    Fragmento do texto: Diante das periferias, os centros são, sob alguns aspectos, privilegiados. Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior. Em torno de uma grande cidade (de uma megalópole), encontram-se as maiores artérias de circulação ordenadas de forma radial e não em círculos concêntricos. As vias de uma periferia à outra conduzem, por isso, com frequência através do centro — também quando isso exige maiores desvios.

    Portanto, o texto não diz que a distância percorrida de uma periferia à outra é menor, mas sim que para isso é preciso atravessar o centro, o que torna a distância maior.

  • Raciocínio lógico + Português.

  • Errado,

    a resposta está nesse trecho:  

    a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior.

  • "Em torno de uma grande cidade (de uma megalópole), encontram-se as maiores artérias de circulação ordenadas de forma radial e não em círculos concêntricos. As vias de uma periferia à outra conduzem, por isso, com frequência através do centro — também quando isso exige maiores desvios."

    Achei relativamente fácil, no texto diz que as vias entre uma periferia e outra cruzam os centros e que estes sofrem com o trânsito conforme 5º parágrafo.

  • "a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior."

    É justamente o oposto!

  • Cespe e seus textos/enunciados gigantes

  • Via enxergar isso na hora da prova, 5..10...15 minutos nessa bagaça kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • GABARITO: ERRADO

    É exatamente ao contrário do que o afirmado pela assertiva, observe o seguinte trecho do texto:

    "Diante das periferias, os centros são, sob alguns aspectos, privilegiados. Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior."

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • Lá se foram 7 minutos de questão e eu NÃO ENTENDI NADA SOBRE ESSAS DISTÂNCIAS!

  • Questão de matemática embutida ai ..

  • Tive que anotar :

    Ponto central + qualquer outro ponto do interior < do que ponto da periferia + qualquer outro ponto do interior.

    Gabarito: E.

  • Há uma clara contradição!

  • Realmente, está parecendo mais uma questão de geometria com tantos pontos, centros e periferias. kkkk Todo mundo se perde nos centros e pontos. Afff! ! ! !

  • Realmente, está parecendo mais uma questão de geometria com tantos pontos, centros e periferias. kkkk Todo mundo se perde nos centros e pontos. Afff! ! ! !

  • No texto, não temos relatos de que as distâncias a serem percorridas entre as PERIFERIAS são menores que as distâncias a serem percorridas entre as PERIFERIAS e os CENTROS, o que temos é que Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto CENTRAL e quaisquer pontos do INTERIOR é menor do que entre um ponto da PERIFERIA

    espero ter ajudado!

    #forçaguerreiros

    #PMAL2021

  • A verdade é que não é possível inferir isso apenas com as informações mencionadas no texto. Em outras palavras, extrapolação da banca...

  • "Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior."

  • Errado ✓ na verdade são maiores.
  • é o contrario. imagina um circulo e um ponto central

    so uma obs:

    , com frequência, mais conservadoras.

    texto esquerdista

  • O comentário do Lucas está certo. Gabarito: E.

  • ERRADO!

    "Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior."

  • Periferias-------------------- > centro

    periferia-----------------------------------------------> periferia

    Então da periferia para o centro é mais perto do que em relação a outra periferia.

    "Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior."

  • As vias de uma periferia à outra conduzem, por isso, com frequência através do centro — também quando isso exige maiores desvios.

    Portanto, de periferia à periferia tem que passar pelo centro, ou seja, o centro é mais perto e a outra periferia mais distante

  • através

    advérbio

    1. de lado, de través, transversalmente, de atravessado.

     As vias de uma periferia à outra (periferia) conduzem, por isso, com frequência através do centro — também quando isso exige maiores desvios.

    Entendi que para ir para outra periferia você atravessa o centro, ou seja, o centro fica no meio do caminho, ou também é um desvio.

  • É o contrário !

    ERRADO .

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Se você esta todo desorganizado nos seus estudos e perdido, sem saber oque fazer posso te indicar uma solução que desde quando comecei a usar mudou meu game no mundo dos concursos. É a Planilha do Aprovado, que é totalmente automatizada para organizar sua rotina de estudos revisões, grade horaria, tempo liquido de estudos e muito mais. Ela é totalmente intuitiva e de fácil execução não exigindo conhecimentos avançados sobre excel. Uma ferramenta dessa natureza otimiza muito o seu tempo e qualidade de aprendizado, pois controla e exibe toda sua evolução com o passar do tempo ajudando a se organizar melhor e dar ênfase nos seus pontos fracos colaborando para sua aprovação. Para quem tiver interesse é só acessar o link abaixo.

    Link do site: https://go.hotmart.com/H63735566R

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Se você esta todo desorganizado nos seus estudos e perdido, sem saber oque fazer posso te indicar uma solução que desde quando comecei a usar mudou meu game no mundo dos concursos. É a Planilha do Aprovado, que é totalmente automatizada para organizar sua rotina de estudos revisões, grade horaria, tempo liquido de estudos e muito mais. Ela é totalmente intuitiva e de fácil execução não exigindo conhecimentos avançados sobre excel. Uma ferramenta dessa natureza otimiza muito o seu tempo e qualidade de aprendizado, pois controla e exibe toda sua evolução com o passar do tempo ajudando a se organizar melhor e dar ênfase nos seus pontos fracos colaborando para sua aprovação. Para quem tiver interesse é só acessar o link abaixo.

    Link do site: https://go.hotmart.com/H63735566R