SóProvas


ID
5048410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português

    Sou feliz pelos amigos que tenho. Um deles muito sofre pelo meu descuido com o vernáculo. Por alguns anos ele sistematicamente me enviava missivas eruditas com precisas informações sobre as regras da gramática, que eu não respeitava, e sobre a grafia correta dos vocábulos, que eu ignorava. Fi-lo sofrer pelo uso errado que fiz de uma palavra no último Quarto de Badulaques. Acontece que eu, acostumado a conversar com a gente das Minas Gerais, falei em “varreção” — do verbo “varrer”. De fato, tratava-se de um equívoco que, num vestibular, poderia me valer uma reprovação. Pois o meu amigo, paladino da língua portuguesa, se deu ao trabalho de fazer um xerox da página 827 do dicionário. O certo é “varrição”, e não “varreção”. Mas estou com medo de que os mineiros da roça façam troça de mim, porque nunca os ouvi falar de “varrição”. E se eles rirem de mim não vai me adiantar mostrar-lhes o xerox da página do dicionário. Porque para eles não é o dicionário que faz a língua. É o povo. E o povo, lá nas montanhas de Minas Gerais, fala “varreção”, quando não “barreção”. O que me deixa triste sobre esse amigo oculto é que nunca tenha dito nada sobre o que eu escrevo, se é bonito ou se é feio. Toma a minha sopa, não diz nada sobre ela, mas reclama sempre que o prato está rachado.


Rubem Alves. Internet: (com adaptações).


A respeito dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o seguinte item. 

A supressão da forma pronominal “me”, em “E se eles rirem de mim não vai me adiantar mostrar-lhes o xerox da página do dicionário”, manteria o sentido original do texto.

Alternativas
Comentários
  • É verdade

  • Me adiantar pode ser me elevar, me tornar superior a eles

    ou

    Gerar diferença, interferência, mudança

    acredito que tenha sido anulada por essa possibilidade dúbia de entendimento.

  • Gabarito Preliminar : E

    Gabarito definitivo: Deferido com anulação

    Justificativa do CESPE:

    O item deve ser anulado, uma vez que sua redação prejudicou seu julgamento objetivo.

  • Não anulam questões por situações muito mais absurdas que essa.

  • é vedadi essi bileti

  • Parabéns por anular uma questão dessas e manter valendo um monte de absurdo sem sentido! Essa banca é boa demais - pra limpar minha bund*

  • "E se eles rirem de mim não vai me adiantar..."

    Vai "adiantar" para quem?

    Ao meu ver é isso o que torna a questao ERRADA.

  • A banca tá certa!

    A forma como a palavra está escrita no texto prejudica o julgamento, já que "adiantar", quando pronominal, significa "movimentar-se para diante", "avançar", "apressar-se"; entretanto o contexto sugere o significado da expressão "não adianta", que pode significar " não resolve". Tal expressão não é acompanhada de pronome oblíquo átono. Portanto, a redação prejudicou o entendimento.

    Se analisar pelo contexto, o sentido não muda com a retirada do pronome "me".

    Se analisar o significado do verbo pela sua transitividade, o sentido muda sim. E a propósito não faz sentido algum! kkkkkkkkkkk

    Observem:

    “E se eles rirem de mim não vai me adiantar ( não vai me avançar) mostrar-lhes o xerox da página do dicionário”.

    “E se eles rirem de mim não vai me (o uso do pronome está errado, o certo é retirá-lo do trecho) adiantar (não vai resolver) mostrar-lhes o xerox da página do dicionário”

  • O sobrinho de um deputado colocou CERTO, o filho do professor da UnB colocou ERRADO, daí pra evitar a briga de "peixada" resolveram anular.

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • Lembrei do termo usado "se adianta....segue seu rumo"

    É diferente de "adianta eu torcer pelo Palmeiras...não tem copinha...não tem Mundial"