-
Gabarito: CERTO
A descrição de documentos de arquivo depende da classificação, que auxilia na manutenção do contexto de criação dos documentos.
Descrição de acordo com a Norma Internacional de Descrição Arquivística, a ISAD(G):
[...] identificar e explicar o contexto e o conteúdo dos documentos de arquivo a fim de promover o acesso aos mesmos. Isso é alcançado pela criação de representações precisas e adequadas e pela organização dessas representações de acordo com modelos predeterminados. Processos relacionados à descrição podem começar na, ou antes, da produção dos documentos e continuam durante sua vida (do documento). (CONARQ, 2000, 11).
Fonte: https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/8195/1/DESCRI%C3%87%C3%83O%20ARQUIV%C3%8DSTICA%20E%20GEST%C3%83O%20DE%20DOCUMENTOS.pdf
-
CERTO!
Classificar significa ler o documento, entender a qual função/atividade institucional ele faz referência e, ao fazer essa identificação, o responsável deve procurar em qual classe do Plano de Classificação da instituição, essa função/atividade identificada pode ser encaixada.
A descrição consiste em analisar o documento, retirar os elementos que o representa e criar instrumentos de pesquisa, a partir desses elementos coletados, para facultar o acesso.
Dito isso, a criação precede a classificação, que como afirma a assertiva, sim “auxilia na manutenção do contexto de criação dos documentos”, que é processo inicial do arquivista no contato documental.
-
Quando crio um documento digital no sistema, os campos a serem preenchidos derivaram de uma classificação anterior para aquele tipo documental.
-
A descrição é uma das 7 funções arquivísticas e consiste em coletar as características que representam o documento.
A classificação também é uma das 7 funções arquivísticas, podendo ser entendida como o ato de analisar o documento, identificar a qual função/atividade ele faz referência e descobrir, a partir do plano de classificação, em qual classe essas informações coletadas podem ser encaixadas.
A descrição depende da classificação, pois a descrição, em alguns casos, vai ser feita a partir de conjuntos documentais, que só podem ser entendidos como conjuntos documentais porque foram classificados previamente. Além disso, a classificação vai fornecer elementos que ajudarão na construção da representação da descrição.
Gabarito do Professor: CERTO.
-
A descrição arquivística visa, sobretudo, localizar documentos por meio de vários instrumentos de pesquisa. Sendo assim, fundamental a utilização do plano de classificação.
O objetivo da descrição arquivística é identificar e explicar o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo a fim de promover o acesso aos mesmos. Isto é alcançado pela criação de representações precisas e adequadas e pela organização dessas representações de acordo com modelos predeterminados. ISAD(G)