SóProvas


ID
5049700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação ao desenvolvimento histórico da profissão de assistente social e à atuação desse profissional na política de saúde, julgue o item a seguir.


No serviço social, a década de 90 do século passado é marcada tanto pela hegemonia da tendência à intenção de ruptura quanto pela ofensiva conservadora contrária a essa tendência.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    A década de 1990 é marcada pela hegemonia da tendência intenção de ruptura e o Serviço Social é uma profissão, já em sua maioridade intelectual; é também, nesta mesma década, que se identifica a ofensiva conservadora a esta tendência, porém a crítica à tendência intenção de ruptura não se apresenta como antimarxista e sim afirmando que o marxismo não apresenta respostas para o conjunto dos desafios postos a profissão pela contemporaneidade.

    Segundo Netto (1996a), as críticas apresentam em comum o fato de apontarem como problemas o dogmatismo, quando de fato trata-se de ortodoxia, e os equívocos da tradição marxista, quando na realidade tratar-se-ia de possíveis lacunas desta tradição no âmbito do Serviço Social.

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/ceJ472Fic4P2HK6fVV92.pdf

  • Projeto Ético-Político do Serviço Social e sua Relação com a Reforma Sanitária: elementos para o debate1 Por Maria Inês Souza Bravo e Maurílio Castro de Matos:

    "O projeto político econômico consolidado no Brasil, nos anos 90, projeto neoliberal, confronta-se com o projeto profissional hegemônico no Serviço Social10, tecido desde a década de 80 e com o projeto da reforma sanitária. A partir das contradições evidenciadas surgem algumas questões: Como numa realidade político-conjuntural adversa, construir e concretizar uma prática que garanta um Estado participativo, formulador de políticas sociais equânimes, universais, não discriminatórias? Como ficam o Serviço Social e os defensores da reforma sanitária nesta trincheira? ".

  • Certo. O que houve foi uma intenção e não uma total ruptura. A entrada do neoliberalismo e suas posições conservadoras também afetou o SS, desta forma, se de um lado temos profissionais de resistência afinados com o projeto ético político, também temos profissionais conservadores que dialogam com perspectivas ingênuas falsamente neutras para analisar a realidade social.

    Me siga no insta @estudantedecarreira

  • O Serviço Social não passa ao largo desta tensão. Ao mesmo tempo em que a década de 1990 é marcada pela hegemonia da tendência intenção de ruptura e , não por acaso, o Serviço Social é uma profissão, já em sua maioridade intelectual; é também, nesta mesma década, que se identifica a ofensiva conservadora a esta tendência. A crítica à tendência intenção de ruptura não se apresenta como antimarxista e sim afirmando que o marxismo não apresenta respostas para o conjunto dos desafios postos a profissão pela contemporaneidade. 

    http://www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto2-3.pdf

    • O Serviço Social não passa ao largo desta tensão. Ao mesmo tempo em que a década de 1990 é marcada pela hegemonia da tendência intenção de ruptura e , não por acaso, o Projeto Ético-Político do Serviço Social e sua Relação com a Reforma Sanitária: elementos para o debate Maria Inês Souza Bravo e Maurílio Castro de Matos Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional 16 Serviço Social é uma profissão, já em sua maioridade intelectual; é também, nesta mesma década, que se identifica a ofensiva conservadora a esta tendência. A crítica à tendência intenção de ruptura não se apresenta como antimarxista e sim afirmando que o marxismo não apresenta respostas para o conjunto dos desafios postos a profissão pela contemporaneidade.

    Fonte: <http://www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto2-3.pdf> acesso em 02 de agosto de 2021