SóProvas


ID
5051050
Banca
Instituto Excelência
Órgão
CRIS - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A questão da liberdade em tempos de pandemia É claro para todos nós que as medidas de isolamento social determinadas pelas autoridades de saúde (Organização Mundial de Saúde, Ministério e Secretarias de Saúde) de todo o mundo e efetivadas pelos mandatários brasileiros estão gerando um grande e acalorado debate , em vias até de serem realizadas manifestações públicas contrarias, como também em alguns casos , o uso de forças de segurança como forma de tentar manter a ordem pública.

Mas, então o que está por detrás dessa insatisfação? Se levarmos em conta o nosso cotidiano está marcado por ações como , acompanhar, ouvir, interpretar e repassar informações sobre a Covid 19, em muitos casos com o intuito de compreendermos o fenômeno e manter a saúde pessoal e coletiva, o que perpassa na compreensão geral da quantidade de infectados, casos subnotificados, isolamento social e a letalidade da doença.

De todo modo, informações não faltam e se formos separar em grupos as explicações tanto a favor e contra seriam assim divididas: A favor – respeito as normas sanitárias, ficar em casa preservando a vida, colaborando para a diminuição da infecção (pensar no próximo) principalmente nos idosos e nas pessoas do grupo de risco. Contra – não respeitam as normas sanitárias, descrentes das políticas de controle da Covid 19, acreditam no isolamento vertical isolamento somente para os idosos e pessoas do grupo de risco, ou seja, não refletem sobre a transmissão das crianças e dos jovens aos idosos.[...]

Disponível;/meuartigo.brasilescola.uol.com.br/atualidades 

”... como também em alguns casos,...” A palavra sublinhada em relação ao texto representa: 

Alternativas
Comentários
  • Letra B - COMO é conjunção.

  • Qual palavra sublinhada?

  • Vamos querer colaborar né QC...

  • Conjunção Comparativa

    São aquelas que iniciam uma oração que encerra o segundo integrante de uma comparação, de um confronto.

    Que, do que (usado depois de mais, menos, maior, menor, melhor, pior)

    Qual (usado depois de tal)

    Como, assim como, bem como

  • A questão é de morfologia e quer saber a classificação gramatical da palavra destacada em "... como também em alguns casos,...". Vejamos:

     . 

    A) Advérbio

    Errado.

    Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica um adjetivo, um verbo ou outro advérbio. Pode ser de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, tempo e negação.

     . 

    B) Conjunção

    Certo. "Como" faz parte da locução conjuntiva "como também" e é classificado como conjunção coordenativa aditiva.

    Conjunção: palavra invariável que une duas orações ou dois termos semelhantes da mesma oração. Ex.1: Tristeza e alegria não moram juntas. (Nesse caso, "e" liga duas palavras da mesma oração e é uma conjunção). Ex.2: Os livros ensinam e divertem. (Nesse caso, "e" liga duas orações).

    Conjunções coordenativas aditivas: têm valor semântico de adição, soma, acréscimo...

    São elas: e, nem (e não), não só... mas também, mas ainda, como também, ademais, além disso, outrossim...

    Ex.: Estudaram muito e passaram no concurso.

     . 

    C) Preposição

    Errado.

    Preposição: palavra invariável que une dois termos, subordinando um ao outro.

    As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, pe r, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

     . 

    D) Nenhuma das alternativas.

    Errado.

    Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

     . 

    Gabarito: Letra B

  • Ler o texto com calma já mata a questão.

  • Trata-se de uma conjunção causal. Visto que o "Como" está no início da frase.

    Fonte: Gramática do Pestana.