A teoria X e a teoria Y são correntes de pensamentos opostas que teorizam as relações entre os colaboradores e o comportamento destes em uma empresa. Idealizada por Douglas McGregor na década de 1960 em seu livro The Human Side of Enterprise, é uma das mais conhecidas teorias na área de gestão de recursos humanos.
Na teoria X, também chamada de "Hipótese da mediocridade das massas", os funcionários possuem aversão ao trabalho e encaram como um mal necessário para ganhar dinheiro. Artifícios como punição, elogios, dinheiro e coação seriam fundamentais, pois o funcionário evita responsabilidades, deseja ser dirigido e ter estabilidade/segurança.
Administração baseada na teoria X:
O indivíduo é indolente e preguiçoso por natureza.
Falta-lhe ambição;
O ser humano é egocêntrico;
Sua dependência torna-o incapaz de autocontrole e autodisciplina;
Resistente a mudanças;
Rígido e autocrático;
Esquemas e padrões planejados e organizados;
As pessoas são meros recursos de produção;
A administração é um processo de dirigir as pessoas, controlar suas ações e modificar o comportamento das pessoas tendo em vista os interesses da organização;
Benefícios econômicos como forma de incentivo e punição;
Na teoria Y os funcionários encaram o trabalho como algo natural, como se estivesse fazendo uma atividade de lazer. As pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer. Partem do pressuposto que o ser humano não é preguiçoso; a empresa tem que dar as condições necessárias para o funcionário trabalhar plenamente. As pessoas são competentes e criativas, gostam de assumir responsabilidades, possuem autogestão e têm suas recompensas não baseadas apenas no dinheiro, mas no reconhecimento e na possibilidade de ascensão dentro da empresa.
Administração baseada na concepção da teoria Y:
Modelos inovadores e humanistas;
Satisfação pessoal dentro do trabalho;
Descentralização de decisões e delegação de responsabilidade;
Ampliação do cargo para maior significado do trabalho;
Participação nas decisões e administração consultiva;
Autoavaliação de desempenho;
Gabarito: Certo