a Renovada Progressista: Também conhecida como Pragmatista, a Pedagogia Renovada Progressivista defende a ideia da autoaprendizagem, basicamente, de que o aluno tem de aprender a aprender, ou seja, aprender fazendo. O próprio sujeito desenvolve o seu processo de aprendizagem, de acordo com as suas necessidades e inclinações individuai
B Progressista Libertadora: As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo. A escola libertadora, também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido.
C Progressista Crítico-Social. A pedagogia progressista se baseia numa analise critica da realidade social e está dividida em libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos.
D Liberal Tecnicista: A tendência Liberal Tecnicista surge no século XX, com o objetivo de implementar o modelo empresarial na escola, ou seja, aplicar na escola o modelo de racionalização típico do sistema de produção capitalista. Com forte influência das teorias positivistas e da psicologia americana behaviorista, o tecnicismo busca ensinar o aluno por meio do treinamento.
E Liberal Tradicional:Tendência liberal tradicional / A Didática Tradicional[editar] São os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados ao aluno como verdades. ... O aluno passa a dominar o conteúdo cultural e universal, transmitido pela escola