Todo contador deve cumprir os princípios fundamentais citados abaixo:
1. Integridade.
É o honorável direito da veracidade, lealdade e respeito nas relações comerciais e na prestação de serviços profissionais e pessoais.
2. Objetividade.
É importante evitar preconceitos, conflitos de interesse ou influência indevida de terceiros que possam afetar a independência e o julgamento do profissional.
4. Concorrência.
É proteger sensivelmente a qualidade do conhecimento e da diligência no desenvolvimento de virtudes e habilidades, de acordo com as circunstâncias e atividades dos serviços contratados ou determinados por cada cliente ou entidade.
5. Confidencialidade.
É respeitar a confiança depositada na reserva das informações obtidas como resultado de relações de trabalho ou comerciais, sem afetar a transparência e a responsabilidade que possam surgir pela execução dos serviços prestados.
6. Conduta
É proceder com prudência e conhecimento em conformidade legal e regulatória para evitar qualquer ação que desacredite a profissão.
https://www.jornalcontabil.com.br/codigo-de-etica-da-contabilidade-conheca/#:~:text=%C3%89%20o%20honor%C3%A1vel%20direito%20da,e%20o%20julgamento%20do%20profissional.