SóProvas


ID
5064829
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto aos agentes públicos, julgue o item.


Diferentemente dos servidores públicos estatutários, o requisito de aprovação em concurso público não é exigido para o regime de emprego público, aplicando‐se, em tais casos, as regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e dos respectivos contratos de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Realmente aos EMPREGADOS PÚBLICOS aplica-se o regime celetista (CLT) , no entanto é obrigatório o requisito de aprovação em concurso público assim como aos servidores públicos estatutários. No emprego público, o agente não dispõe de estabilidade, porém de acordo com o STF é vedada a dispensa sem motivo justificado.

  • Empregados e Estatutarios precisam de concurso. Só muda que um tem Estabilidade e é regido por um Estatuto próprio e o outro é regido pela CLT
  • Só lembrar que precisa fazer concurso para a caixa e o banco do brasil

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre servidores públicos.

     

    Para responder ao questionamento apresentado pela banca, importante conhecer o teor do art. 37, II, da Constituição Federal, vejamos: 

     

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 

    (...) II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração".


    Sobre o assunto, vale a pena destacar as lições de José dos Santos Carvalho Filho:


    "O concurso público é o procedimento administrativo que tem por fim  aferir as aptidões pessoais e selecionar os melhores candidatos ao provimento de cargos e funções públicas. Na aferição pessoal, o Estado verifica a capacidade intelectual, física e psíquica de interessados em ocupar funções públicas e no aspecto seletivo são escolhidos aqueles que ultrapassam as barreiras opostas no procedimento, obedecida sempre a ordem de classificação. Cuida-se, na verdade, do mais idôneo meio de recrutamento  de servidores públicos".




    Feita esta explicação, ao analisarmos a afirmação contida no enunciado, concluímos que ela está errada, pois o requisito de aprovação em concurso público é exigido para o regime de emprego público.

     





    Gabarito da banca e do professor: ERRADO.

     

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 34 ed. São Paulo: Atlas, 2020.