SóProvas


ID
5069203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 5A3-II

Capítulo CXXXV
Otelo


    Jantei fora. De noite fui ao teatro. Representava-se justamente Otelo, que eu não vira nem lera nunca; sabia apenas o assunto, e estimei a coincidência. Vi as grandes raivas do mouro, por causa de um lenço, — um simples lenço! — e aqui dou matéria à meditação dos psicólogos deste e de outros continentes, pois não me pude furtar à observação de que um lenço bastou a acender os ciúmes de Otelo e compor a mais sublime tragédia deste mundo. Os lenços perderam-se, hoje são precisos os próprios lençóis; alguma vez nem lençóis há, e valem só as camisas. Tais eram as ideias que me iam passando pela cabeça, vagas e turvas, à medida que o mouro rolava convulso, e Iago destilava a sua calúnia. Nos intervalos não me levantava da cadeira; não queria expor-me a encontrar algum conhecido. As senhoras ficavam quase todas nos camarotes, enquanto os homens iam fumar. Então eu perguntava a mim mesmo se alguma daquelas não teria amado alguém que jazesse agora no cemitério, e vinham outras incoerências, até que o pano subia e continuava a peça. O último ato mostrou-me que não eu, mas Capitu devia morrer. Ouvi as súplicas de Desdêmona, as suas palavras amorosas e puras, e a fúria do mouro, e a morte que este lhe deu entre aplausos frenéticos do público.
     — E era inocente, vinha eu dizendo rua abaixo; — que faria o público, se ela deveras fosse culpada, tão culpada como Capitu? E que morte lhe daria o mouro? Um travesseiro não bastaria; era preciso sangue e fogo, um fogo intenso e vasto, que a consumisse de todo, e a reduzisse a pó, e o pó seria lançado ao vento, como eterna extinção... 

Machado de Assis. Dom Casmurro. In: Massaud Moisés.
A literatura brasileira através dos textos.
São Paulo: Cultrix, 1981. p. 257-258.

A narração do texto 5A3-II se dá em

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    TIPOS DE NARRADOR

    • Narrador personagem - Em 1º Pessoa, é o personagem da história, relata os fatos e participa dos acontecimentos narrados.

    • Narrador observador - Em 3º Pessoa, narra apenas o que vê, não participa da história nem tem conhecimento total dos fatos e personagens

    • Narrador Onisciente - Em 3º Pessoa, tem total conhecimento dos fatos e personagens, conhece passados, presente e futuro dos personagens, bem como seus pensamentos e sentimentos 
  • Alternativa adequada: A

    Quem imaginou o autor apenas na peça de teatro "conversando consigo" e marcou a alternativa E, levanta a mão!

    Ocorre que de acordo com o comando da questão "A narração do texto 5A3-II se dá em" o autor de fato é narrador personagem, não narrador testemunha, vejamos alguns fragmentos que confirmam a assertiva:

    "Jantei fora. De noite fui ao teatro. Representava-se justamente Otelo, que eu não vira nem lera nunca; [...]"

    "Vi as grandes raivas do mouro, por causa de um lenço, — um simples lenço!"

    "Tais eram as ideias que me iam passando pela cabeça, vagas e turvas, à medida que o mouro rolava convulso, e Iago destilava a sua calúnia."

    "— E era inocente, vinha eu dizendo rua abaixo; — que faria o público, se ela deveras fosse culpada, tão culpada como Capitu? [...]"

  • Pra quem leu ou já trabalhou com essa obra batidaça, fica fácil responder.

    Dom Casmurro, o clássico dos clássicos dos exemplos de narrador personagem.

  • GAB.A

    EU Jantei fora. De noite EU fui ao teatro. Representava-se justamente Otelo, que eu não vira nem lera nunca; sabia apenas o assunto, e EU estimei a coincidência.

  • Cespe está me deixando sonhar!

  • Eu, eu ...

    letra A, primeira pessoa, com narrador personagem.

    seja forte e corajosa.

  • Ah!!!!!!! Dom Casmuro!!! *-------*

  • Ah!!!!!!! Dom Casmuro!!! *-------*

  • Já li esse livro tantas vezes que respondo sté de olhos fechados.

  •  Jantei fora. De noite fui ao teatro. [...] Tais eram as ideias que me iam passando pela cabeça, vagas e turvas, à medida que o mouro rolava convulso, e Iago destilava a sua calúnia.

    NARRADOR PERSONAGEM

    LETRA: A

  • LETRA A

  • "jantei fora".

    Quem jantou fora ?

    Eu.

    Narrador em primeira pessoa.

  • Prova de port, para PROFESSOR de português, é mais fácil que a prova de port da PF...

    Affffff

  • Que Saudade de ler esse livro!!!

  • GAB A

    EU= PRIMEIRO PESSOA

    O NARRADOR ESTÁ NARRANDO SOBRE ELE MESMO

    Hoje farei uma live no meu instagram sobre dicas de estudos, contando minha trajetória até a aprovação, falarei sobre dicas motivacionais e sobre o militarismo, quem tiver interesse em assistir, só seguir meu insta: gustavoluigi0

  • kkk respondo essas questões, acerto aqui.

    no dia da minha prova o CEBRASPE aparece com umas questões de outro mundo.

  • Essa questão exigia do candidato um domínio das formas de narrativas literárias. Assim, é preciso, de maneira breve, diferenciá-las a fim de chegar à alternativa correta.

    Uma narrativa ficcional pode ser escrita em primeira ou em terceira pessoa. Aquela será caracterizada pelo fato de o narrador ser também um dos personagens da história. Nesse sentido, ele pode se diferenciar em narrador personagem ou em narrador testemunha e aqui a narrativa será marcada pelo uso de verbos na primeira pessoa, já que estes são adequados para exprimir ações próprias e sentimentos relacionados à intimidade própria.

    O narrador personagem, como o próprio nome já diz, será narrador e figura central da trama contada, de maneira que ele normalmente conta as experiências do personagem que ele um dia foi. Já o narrador testemunha participa da história, mas de maneira coadjuvante, como um observador dos feitos do real protagonista da história. Temos exemplo claro disso no livro mais popular do mundo, a Bíblia, no qual os discípulos de Cristo contam os feitos de seu mestre, embora não sejam os protagonistas.

    Já na narrativa em terceira pessoa, o narrador conta os fatos, mas não é um personagem dentro da trama que se desenrola. Esse narrador pode ser onisciente, quando, além de contar e saber tudo sobre os fatos, transparecer ter completo domínio mesmo do que sentem os personagens e de tudo quanto eles já viveram e o que isso provocou neles internamente. O narrador observador é mais discreto e narra somente os acontecimentos. Por fim, a forma dramática se difere da narrativa por estar associada à linguagem teatral, na qual os atores expõem os dramas dos personagens por meio de suas falas e diálogos.

    Levando tudo isso em consideração, percebe-se que o trecho da obra “Dom Casmurro" que encabeça a questão é repleto de verbos na primeira pessoa do singular e que o narrador está nos contando sua própria experiência. Ou seja, narrador e protagonista são um e o mesmo. Logo, a alternativa correta é a letra A.

    Gabarito do Professor: Letra A.

  • Minha contribuição.

    Narrador personagem: o narrador personagem é um tipo de narrador que participa da história e por isso, recebe esse nome. Nesse caso, a história é narrada em 1° pessoa do singular ou do plural (eu, nós). Portanto, a subjetividade é uma marca fundamental nesse tipo de texto, uma vez que a visão e as opiniões do narrador estarão impregnadas de suas emoções.

    Fonte: www.todamateria.com.br

    Abraço!!!

  • Só gênios fazendo comentários!!!Impressionante o brilhantismo de vocês! fala sério

  • Não precisa ler muito o texto pra matar a questão!

    no primeiro período já da pra dar o check mate que está em primeira pessoa com o narrador personagem: "Jantei fora. De noite fui ao teatro"

    #PERTENCEREMOS

  • Texto narrado em primeira pessoa.

    A) O narrador personagem é aquele que participa ativamente da história. Sua maneira de narrar os fatos é fortemente marcada por características emocionais e subjetivas, demonstrando a relação íntima que possui com os outros personagens e elementos da narrativa. Ao mesmo tempo que narra, participa. CORRETA.

    E) O narrador testemunha também é um tipo de narrador de primeira pessoa, uma vez que está inserido na história. A diferença é que nessa situação, ele não é o personagem principal da trama e tenta conter as emoções relacionadas aos fatos. De maneira mais distanciada, esta categoria de narrador analisa tudo o que acontece ao seu redor e conta a história. Ele vivencia os fatos, mas apresenta os acontecimentos a partir de sua visão secundária. ERRADA.

  • Narrador personagem - Em 1ª Pessoa, é o personagem da história, relata os fatos e participa dos acontecimentos narrados;

    Narrador observador - Em 3ª Pessoa, narra apenas o que vê, não participa da história nem tem conhecimento total dos fatos e personagens;

    Narrador Onisciente - Em 3ª Pessoa, tem total conhecimento dos fatos e personagens, conhece passados, presente e futuro dos personagens, bem como seus pensamentos e sentimentos 

  • "Jantei fora. De noite fui ao teatro." Matou a questão

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K