SóProvas


ID
5070598
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca do pagamento de Auxílio-Funeral, previsto no Artigo 226 da Lei 8.112, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GAB. A

    Lei 8.112

    Art. 226. O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

    § 1o No caso de acumulação legal de cargos, o auxílio será pago somente em razão do cargo de maior remuneração.

    § 2o (VETADO).

    § 3o O auxílio será pago no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, por meio de procedimento sumaríssimo, à pessoa da família que houver custeado o funeral.

  • Art. 227. Se o funeral for custeado por terceiro, este será indenizado, observado o disposto no artigo anterior.

  • A questão exige o conhecimento estampado no art. 226 da lei nº 8.112/90, que versa sobre o auxílio funeral devido à família do servidor público falecido na atividade ou aposentado. Em relação ao valor, saliento que equivale a um mês de remuneração ou provento do servidor.

    Vamos às alternativas:

    A - correta. Art. 226 lei nº 8.112/90: o auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

    B - incorreta. O valor será equivalente a um mês da remuneração/provento, e não 3 meses.

    C - incorreta. O pagamento não será efetuado mensalmente, mas sim em uma única parcela no valor de um mês da remuneração/provento.

    D - incorreta. O auxílio também será devido se o funeral for custeado por terceiros (pessoa fora da família).

    Art. 227 lei nº 8.112/90: se o funeral for custeado por terceiro, este será indenizado, observado o disposto no artigo anterior.

    E - incorreta. O auxílio só será devido no caso de falecimento do próprio servidor, e não do seu cônjuge, companheiro ou dependente econômico.

    Art. 226 lei nº 8.112/90: o auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

    Gabarito: A

  • A presente questão trata de tema afeto ao regime jurídico dos servidores públicos federais, conforme previsto na lei 8.112/1990.

     

    Para responder ao questionamento apresentado pela banca, importante conhecer a literalidade do seguinte dispositivo legal:

     

    “Art. 226.  O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento”.

     

     

    Pela simples leitura da norma, concluímos que a alternativa correta é a letra A.

     

    A título de complementação, cabe destacar que no caso de acumulação legal de cargos, o auxílio será pago somente em razão do cargo de maior remuneração. Ademais, o auxílio será pago no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, por meio de procedimento sumaríssimo, à pessoa da família que houver custeado o funeral.

     

    Ressalte-se ainda que em caso de falecimento de servidor em serviço fora do local de trabalho, inclusive no exterior, as despesas de transporte do corpo correrão à conta de recursos da União, autarquia ou fundação pública.

     

    Por fim, importante mencionar que se o funeral for custeado por terceiro, este será indenizado.

     

     

     

     

    Gabarito da banca e do professor: A