SóProvas


ID
5072428
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma menina de 12 anos de idade é internada em razão de episódios de convulsão, perda de movimento das pernas e agressividade. Após realização de exames neurológicos com resultados normais, a psicóloga avaliou a paciente para auxiliar em um diagnóstico diferencial junto à psiquiatria. 

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


Em entrevista psicológica, foi possível identificar que os movimentos dos membros inferiores da paciente retornavam quando ela estava distraída. Além disso, a avaliação psicológica também revelou comportamento infantilizado e hipersexualizado, baixa tolerância a frustração e um relato de possível violência sexual. Nesse caso, a psicóloga estará correta em afirmar que a paciente apresenta sintomas de um transtorno de personalidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CORRETO

    Os transtornos da personalidade agrupam características gerais:

    • Padrão persistente de experiência interna e comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo;
    • São difusos e inflexíveis;
    • Começam na adolescência ou no início da fase adulta;
    • Estável ao longo do tempo e leva a sofrimento ou prejuízo;

    Os sintomas presentes na questão ajudam a construir a hipótese de transtorno da personalidade histriônica, embora ainda não seja possível fechar o diagnóstico considerando a idade da menina.

    Fonte: DSM-V

  • Sinceramente, não vejo como o relato da questão poderia ser um diagnóstico de trantorno de personalidade e nem como esses "sintomas" se encaixam num deles, mais correlato com alguma síndrome (munchausen, dissociação etc) ou neuroses

  • Movimentos dos membros inferiores da paciente retornavam quando ela estava distraída (sintomas dissociativos), baixa tolerância a frustração e agressividade = sintomas típicos do transtorno da personalidade Borderline.

    Comportamento infantilizado e hipersexualizado = sintomas típicos do transtorno da personalidade histriônica.

    Os transtornos da personalidade têm o surgimento na adolescência ou início da fase adulta. 

  • Não consigo enxergar elementos suficientes pra criar uma hipótese de transtornos da personalidade.

  • O que fez com que a proposição ficasse estranha foi o final que diz que a psicóloga estaria correta em afirmar que são sintomas de transtorno de personalidade. Ficaria melhor se os considerassem como uma hipótese para o diagnóstico.

  • Achei a questão complicada.

    O enunciado fala de um relato de possível violência sexual.

    Para mim, o relato somado aos sintomas afastam a ideia de um possível transtorno de personalidade e aproximam a hipótese de crises de ansiedade associados a sintomas histéricos em virtude da possível experiência traumática.

    Num caso assim, antes de pensar logo em um transtorno (que ao meu ver acaba sendo um tipo de psicopatologização), seria interessante investigar mais a situação.

    Acham que fez sentido?

  • Nao é um fechamento de diagnóstico mas que apresenta sintomas de T. Personalidade. Os sintomas se alinham entre Border e Histriônica. Acho que por isso a assertiva.
  • "[...] a psicóloga estará correta em afirmar que a paciente apresenta sintomas de um transtorno de personalidade."

    Realmente, não temos como saber se o caso da questão se enquadra em um transtorno de personalidade, entretanto, a questão afirma que há a presença de sintomas, por isso está correta.

  • discordo totalmente. Antes dos 15 anos não se fala em transtorno de personalidade e sim em transtorno de conduta, não?