SóProvas


ID
5072566
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dentre as teorias motivacionais, àquela que compara estilos opostos e contrário de administrar é a:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    As Teorias X e Y são dois conceitos antagônicos, criados pelo professor e economista americano Douglas McGregor, que norteiam as relações entre as empresas e seus trabalhadores.

     Teoria X

     “O trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas.”

     McGregor acreditava que as necessidades de ordem inferior dominavam as pessoas nesta Teoria. Assim, as organizações precisavam colocar a ênfase de sua gestão na satisfação dos fatores higiênicos dos trabalhadores, estudados na Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.

     

    Teoria Y

     “O trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis”.

     Aqui os trabalhadores são encarados como pessoas altamente competentes, responsáveis e criativas, que gostam de trabalhar e o fazem como diversão. Sendo necessário que as empresas proporcionem meios para que estas pessoas possam dar o seu melhor, com mais desafios, participações e influências na tomada de decisão. McGregor acreditava que as necessidades de ordem superior dominavam as pessoas nesta Teoria.

     

    FONTE: http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-as-teorias-x-e-y-de-douglas-mcgregor/

    http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/a-teoria-x-e-a-teoria-y-de-douglas-mcgregor/51506/

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre algumas teorias acerca do processo motivacional. Vejamos qual das alternativas apresenta uma teoria que compara estilos opostos e contrário de administrar.

    A - incorreta. Burrhus Frederic Skinner, autor da Teoria Behaviorista/do reforço, formulou seus estudos sobre motivação considerando o comportamento dos indivíduos e como eles podiam ser alterados. Para Skinner, aqueles comportamentos capazes de motivar devem ser reforçados positivamente. Por outro lado, os que levam à insatisfação do indivíduo, devem ser punidos ou extintos..

    B - incorreta. Victor Vroom, por meio da Teoria da Expectativa, mostra que o nível de produtividade depende de três forças básicas – expectativa, recompensa e relações entre expectativa e recompensa – que determinam a motivação do indivíduo para produzir em qualquer circunstância.

    C - correta. A Teoria X e Y tem Douglas McGregor como autor e traz à tona dois estilos dicotômicos que buscam explicar como as organizações encaram seus funcionários.

    • Para a Teoria X, o funcionário só trabalha por dinheiro, não está comprometido com os objetivos organizacionais, é preguiçoso, não faz questão de progredir na carreia.
    • Já a Teoria Y encara o funcionário de forma positiva, como alguém engajado com a missão da instituição, alguém que sente prazer em trabalhar, busca sempre formas de se desenvolver no organização etc.

    D - incorreta. Para Herzberg, por meio da Teoria bi-fatorial, dois fatores influenciam o comportamento humano, são eles:

    • Fatores higiênicos/ insatisfacientes - são ligados ao trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo; salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho.
    • Fatores motivacionais/ satisfacientes - estão ligados ao conteúdo do trabalho. Se atendidos, levam a satisfação. São fatores motivacionais: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização. São de natureza intrínseca.

    E - incorreta. A teoria da hierarquia das necessidades humanas sustenta que os indivíduos são motivados inicialmente por fatores básicos como salário e benefícios e, posteriormente, por fatores mais complexos como reconhecimento e possibilidades de desenvolvimento pessoal. Para Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em uma hierarquia de importância e influência. Os seus estudos indicam que conforme algumas necessidades são satisfeitas, outras passam a existir e a motivar o comportamento do homem. A hierarquia, que pode ser vista na forma de pirâmide, considera as necessidades mais básicas/primárias (fisiológicas e de segurança) e as secundárias (sociais, estima e autorrealização).

    Após analisarmos as alternativas apresentadas, concluímos que a letra "C" é a correta.

    GABARITO: C

  • GAB C

    A TEORIA X E A TEORIA Y FORAM IDENTIFICADAS POR DOUGLAS MCGREGO.

    X==> EXPLORA O TRABALHADOR

    • A teoria "X" vê o trabalhador como alguém preguiçoso que não gosta do trabalho, não quer assumir responsabilidades, só trabalha por causa do salário pago. Essa abordagem teórica acaba explorando o trabalhador, é como se ele fosse uma máquina. Acredita que o salário é forma de motivar, mas também é usado para punir quando faz determinadas deduções salariais.

    Y==> VALORIZA O TRABALHADOR

    • A teoria "Y" tem uma visão positiva do capital humano das organizações, os vê como pessoas que gostam do trabalho e do desafio que ele proporciona. Merecem ser bem cuidadas e devem ser motivadas continuamente para que por meio do seu trabalho a organização continue a se desenvolver.

    RESUMINDO:

    • eXplora os trabalhadores
    • valorYza os trabalhadores 

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Segundo a teoria Y de McGregor, o controle externo e a ameaça de punição não são os únicos meios de se obter a dedicação e o esforço para alcançar os objetivos empresariais. Resposta: Certo.

    Existem outros meios que não o controle externo e a ameaça de punição por parte da empresa para conseguir a dedicação e o esforço do colaborador.

    A Teoria de Douglas McGregor é um conjunto de dois extremos opostos de suposições, vejamos:

    • Teoria X: concepção negativa da natureza humana.
    • Teoria Y: concepção positiva da natureza humana.