SóProvas


ID
5073403
Banca
FURB
Órgão
TIMBOPREV - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão se refere ao trecho da notícia abaixo:


    [...] O macaco foi encontrado morto no dia 20 de janeiro no Morro Azul, um dos principais pontos turísticos da cidade.

    A confirmação de que ele estava com febre amarela veio na noite desta quinta (13) quando a Vigilância Sanitária recebeu a confirmação dos exames laboratoriais.

    Assim que o animal foi encontrado, a Vigilância Epidemiológica comunicou o Centro de Pesquisas Biológicas de Indaial, o Projeto Bugio, que trabalha na manutenção e conservação destes animais.

   Foram os técnicos do projeto que recolheram amostras para os exames, ________ resultados só ____________ nesta quinta. [...]


Disponível em: https://ndmais.com.br/noticias/confirmada-morte-de-macaco-por-febre-amarela-em-timbo/ Acesso em: 14 fev. 2020.

Assinale a classificação sintática do trecho destacado em “O macaco foi encontrado morto no dia 20 de janeiro no Morro Azul, um dos principais pontos turísticos da cidade.”:

Alternativas
Comentários
  • Aposto é termo explicativo, geralmente depois de dois pontos, virgulas.

    Explica um termo citado anteriormente.

    GAB b

  • A questão é de sintaxe e quer que assinalemos a classificação sintática do trecho destacado em “O mac aco foi encontrado morto no dia 20 de janeiro no Morro Azul, um dos principais pontos turísticos da cidade”. Vejamos: 

     .

    A) aposto

    Certo. O termo destacado é um aposto explicativo.

    Aposto é uma palavra ou expressão que explica ou esclarece, desenvolve ou resume outro termo da oração. Vem isolado na frase, podendo vir separado por vírgulas, parênteses, travessões ou dois pontos. Pode ser: explicativo, enumerativo, especificativo, recapitulativo, distributivo e comparativo.

    Aposto explicativo: explica ou esclarece um termo da oração anterior. É destacado por pausas representadas por vírgulas, parênteses ou travessões.

    Ex.: João, o melhor aluno da sala, passou em primeiro lugar no concurso.

     .

    B) vocativo

    Errado.

    Vocativo é o termo (nome, título, apelido) usado para chamar ou interpelar a pessoa, o animal ou a coisa personificada a que nos dirigimos. Sempre vem isolado do resto da frase. É um “chamamento”, uma “invocação” com entoação exclamativa.

    Ex.: Professor, gostaria que o senhor repetisse a explicação!

     .

    C) adjunto adverbial

    Errado. O adjunto adverbial da frase é "no dia 20 de janeiro no Morro Azul".

    Adjunto adverbial: é sempre um advérbio ou uma locução adverbial. Caracteriza melhor a ação expressa pelo verbo, acrescentando ou especificando uma circunstância qualquer (modo, lugar, tempo...).

    Ex.: Nós estudamos muito bem ontem no curso. (“muito” é adjunto adverbial de intensidade. “bem” é adjunto adverbial de modo. “ontem” adjunto adverbial de tempo. “no curso” adjunto adverbial de lugar.)

     .

    D) sujeito

    Errado. O sujeito da frase é "o mac aco".

    Sujeito: é o termo sobre o qual o restante da oração diz algo. Ex.: Pessoas inteligentes estudam muito.

    Para identificarmos o sujeito, devemos fazer a pergunta “quem?, o quê? ou quê?” ANTES do verbo. Ex.: Quem "estudam muito"? R.: Pessoas inteligentes.

     .

    E) agente da passiva

    Errado.

    Agente da passiva é a pessoa ou coisa que pratica a ação verbal de uma oração na voz passiva. Corresponde ao sujeito na voz ativa. O agente da passiva vem sempre precedido da preposição "por" ou das suas formas contraídas "pelo, pela, pelos, pelas".

    Ex.: Voz ativa: O aluno respondeu as perguntas (o sujeito "o aluno" pratica a ação). Voz passiva: As perguntas foram respondidas pelo aluno (o sujeito "as perguntas" é paciente da ação verbal. Aqui, quem realmente pratica a ação é "o aluno", logo é o agente da passiva).

     .

    Gabarito: Letra A