-
Não entendi esse gabarito se o Just In Time não é um princípio e sim uma filosofia/método.
-
Gabarito C, Apenas I e II estão certos.
III está errada devido o setor público não ter flexibilidade para escolher, visto que segue a regra da Licitação.
-
I Uma das funções básicas do estoque é abastecer a produção, de forma a eliminar os riscos de interrupção do processo produtivo.
II O princípio just in time consiste na disponibilização do material ou produto no momento em que for necessário.
III Da mesma maneira que o setor privado, o setor público tem flexibilidade para escolher e negociar com fornecedores conforme desejar
O setor público não tem flexibilidade para escolher e negociar visto que as contratações devem ser feitas mediante ritos especificados em lei, sendo ela a lei nº 8.666/93.
Gabarito: Letra C
-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o que está envolvido na administração de materiais, como funções do estoque, just in time e negociação de compras. Dito isso, vejamos como os itens podem ser julgados.
I. certo. Uma das funções básicas do estoque é abastecer a produção, de forma a eliminar os riscos de interrupção do processo produtivo.
Temos ainda, segundo Renato Fenili (2014), as seguintes definições para estoques:
- acumulação armazenada de materiais em um sistema de transformação;
- somatório de materiais armazenados em uma organização, mantidos reservados para uso oportuno;
- toda e qualquer porção armazenada de material, com valor econômico para a organização, reservada para ser usada em algum momento futuro, quando for necessária às atividades organizacionais.
II. certo. O princípio just in time consiste na disponibilização do material ou produto no momento em que for necessário.
- A filosofia Just In Time (JIT) é uma filosofia de gestão de estoques que defende a minimização dos níveis de estoques, com o objetivo de reduzir os desperdícios gerados pela manutenção de altos níveis de estoque. Para reduzir tais níveis, buscando o estoque nulo do produto final, essa filosofia prima pela produção apenas o que for necessário, nas quantidades necessárias e quando necessárias.
III. incorreto. Da mesma maneira que o setor privado, o setor público tem flexibilidade para escolher e negociar com fornecedores conforme desejar.
- Diferente do que este item apresenta, o setor público está restrito àquilo que as leis, regulamentos, instruções dispõem, de modo que o setor público não possui tamanha flexibilidade para negociar como o setor privado.
Após analisarmos os itens, concluímos que a alternativa que "C" é a correta, sendo os itens I e II corretos.
GABARITO: C
DIAS. M. A. P. Administração de Materiais, princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos. 3.ed. São Paulo: Método, 2014.
-
Negativo, para isso existe a lei de licitações que por sinal, será substituída pela 14.333/2021
GABA C
-
como que a manutenção de estoques ELIMINA os riscos de interrupção do processo produtivo? Interrupçoes não dependem apenas deste fator, ao meu ver
-
Eu acredito que o ( ELIMINAR ) da alternativa ´´ l `` ficou um pouco forçado , porque ELIMINAR OS RISCOS é quase impossível ! O ( MAIS ) correto é ; MINIMIZAR os riscos .... Mas o termo ELIMINAR , não deixa a questão errada .!
-
não seria MINIMIZAR os riscos?
-
LETRA C
-
acertei por eliminação mas, "Just in time" não significa "receber e usar o material quase que instantaneamente, sem precisar estocar" ?
-
Considerei a "I" errada por esse "ELIMINAR", mas enfim.
-
O Just in time busca a eliminação de tudo o que não agrega valor ao produto ou serviço.
Just in Time é uma filosofia de gestão de estoque que defende a minimização dos níveis estocados como forma de redução de desperdícios, ou seja, “o que é necessário, quando é necessário, e na quantidade necessária".
-
ERREI POR NAO TER ACERTADO !!!
Copiei a filosofia Just in Time , errei no momento certo , só naõ posso errar na prova !!!
-
público e privado são diferentes
-
na I eu achei a palavra "eliminar" forte de mais
na II eu achei a palavra "princípio" equivocado, deveria usar "filosofia" ou "método"
na III sem comentários, está errada, é burocrático negociar na adm. pública, lei 8.666 e agora a 14.133 a nova lei de licitações são exemplos disso.
Todas estão erradas,
mas a III é a mais absurda delas.
-
"ELIMINAR" os riscos forçou demais...mas bora entender que é a visão da banca né....
-
Um estoque grande custa cara para uma uma empresa. O gabarito dessa questão ficou estranha.