SóProvas


ID
5076073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Text 27A2-1

    Descontente com toda violência sofrida em casa, Jones, atualmente com 23 anos de idade, é usuário de álcool e de outras drogas desde os 12 anos de idade, idade que tinha quando fugiu de casa. Com histórico de alcoolismo, o pai agredia verbalmente e fisicamente todos em casa. 
      Segue o relato de Jones: Meu pai fazia uns bicos na rua enquanto minha mãe cuidava da casa, de mim e dos meus irmãos. Era pra sustentar a gente… Eu sei. Mas ele bebia todos os dias. Saía do trabalho e ia direto para o bar. Minha mãe fingia que não ligava. Ela nunca teve coragem de sair de casa por nossa causa. Ao menos, ‘a gente tinha o que comer’, era o que ela dizia. Mas eu cansei de toda essa situação. Disse a ela que daria um jeito de trabalhar para conseguir sobreviver e dar o que comer a ela e meus irmãos. Mas ela preferiu ficar. Acho que pela promessa que fez a Deus e, também, porque tinha medo que pudesse acontecer algo pior com a gente, caso meu pai nos encontrasse. Fugi. Sem casa e sem trabalho, fui viver na rua. Lá eu conheci uns amigos que me apresentaram ‘uns bagulho’. No começo, resisti, mas depois a fome era tanta que passei a trocar a fome pela onda que a droga trazia. Nunca mais consegui sair. Espero que Deus me perdoe por isso. Já passei por várias internações (psiquiátricas). Dizem que fico muito doido e já cheguei a ver bicho saindo e passeando pelo meu corpo. Não sei. Não lembro de nada. Hoje frequento grupos do centro de atenção psicossocial de álcool e drogas (CAPS-AD). Me sinto cada dia melhor. Mas sei que é um dia de cada vez. Já recaí algumas vezes e sei que isso pode acontecer de novo (sic).

Levando em consideração o texto 27A2-I, as contribuições da psicopatologia e da psicologia social e as intervenções psicológicas em problemas específicos, julgue os itens a seguir.


I A maneira como Jones se relaciona com família e os colegas caracteriza comportamentos apreendidos em suas relações grupais, por meio de papéis diversificados.

II Um grupo de psicodiagnóstico interventivo enquanto ação proposta pela equipe do CAPS-AD no caso de Jones deve propor viabilizar a circulação de papeis dentro do grupo, assim como a superação de estereotipas, incitando novas possibilidades de compreensão dos problemas e contextos.

III Partindo-se de uma avaliação inicial, uma das possibilidades de intervenção no caso de Jones seria o atendimento individual para consultas de rotina e o atendimento psicoterápico e de orientação.

IV Não compete ao CAPS-AD a proposição de atividades de reabilitação psicossocial, sendo esta uma das atividades preconizadas pelas unidades ambulatórias especializadas.


Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    I) Certa. O comportamento de Jonas em grande parte foi influenciado pelos grupos em que esteve inserido. A família e os colegas da rua fizerem com que Jonas desenvolvesse papéis diversificados para lidar com as situações.

    II) Errada. O Psicodiagnóstico Interventivo não seria uma das atribuições a serem realizadas no CAPS-AD. Tampouco seria o seu papel viabilizar a circulação de papéis dentro do grupo.

    III) Certa. É perfeitamente possível realizar a psicoterapia com Jones em consultas periódicas a fim de ajudá-lo a ressignificar os seus problemas.

    IV) Um dos objetivos mais importantes do CAPS-AD é justamente a reabilitação psicossocial.

  • Vamos analisar cada uma das assertivas:

    I. CORRETA. Podemos notar uma relação de abuso e negligência no pai; de submissão , dependência e permissividade na mãe; de falta de zelo nos amigos; etc.

    II. INCORRETA. Prestemos atenção!!! O psicodiagnóstico interventivo objetiva investigar a presença ou não de uma psicopatologia. Ele possui também um caráter interventivo, na medida em que as descobertas produzidas por essa investigação clínica, são capazes de promover mudanças no indivíduo. No entanto, esse não é o fim precípuo do processo, mas como se fosse um ganho secundário. Assim, as ações dentro do psicodiagnástico deverão ser no sentido de melhor investigar o objeto de estudo, e não provocar mudanças, como sugere a assertiva.

    III. CORRETA. Fazem parte do escopo de ações dos CAPS.

    IV. INCORRETA. Esse é justamente um dos objetivos principais de qualquer CAPS.

    Gabarito do Professor: Letra B.