-
Vejamos:
Um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, nos termos do art. 1º da Constituição Federal, é o pluralismo político.
O pluralismo político impõe a mais ampla liberdade ideológica possível, respeitados, evidentemente, os marcos constitucionais (como a dignidade da pessoa humana). Trata-se de um fundamento que, como os demais, deve ser percebido como um direito fundamental, assegurando a todos a prerrogativa de buscarem um canal adequado às suas convicções, onde poderão livremente manifestá-las, e, se assim for seu intento, organizá-las de forma sistemática, visando a um projeto de desenvolvimento e transformação político-social.
Embora um dos mais relevantes canais de manifestação e ativismo seja, indiscutivelmente, os partidos políticos, o pluralismo político não se limita a eles.
Enfim, o pluralismo político compreende o pluripartidarismo, mas a ele não se limita.
RESPOSTA: "ERRADO"
-
O pluralismo político, previsto no Inciso V do artigo 1º da Constituição Federal, não se confunde com pluralismo partidário. Está relacionado à liberdade de convicção e exercício de poder, fundamento basilar da democracia. Nem sempre um grupo que detém poder o exerce através de partidos políticos, podendo estar ligados a comunidades de bairro, ONGs, associações de classe etc.
-
O pluralismo plítico abrange o pluralismo de ideias e não só o pluralismo de instuições (partidos políticos) responsáveis pelo desenvolvimento pdo processo democrático brasileiro.
-
Pluralismo político: Pluralismo ideológico. Não se confunde com o pluralismo partidário. Um é consequência do outro.
-
É uma questão totalmente errada, pois o pluralismo político não é sinônimo de pluripartidarismo político. Mas sim, uma liberdade de adoção de concepções política.
De acordo com Fabrício Carregosa Albanesi, Pluralismo político:
"É costumeiro confundir-se a expressão pluralismo político com a idéia de vários partidos políticos, contudo a esta matéria atribui-se a denominação pluripartidarismo ou multipartidarismo, que é uma das consequências do pluralismo político.
Pluralismo político é a possível e garantida existência de várias opiniões e idéias com o respeito por cada uma delas. O pluralismo político, como base do Estado democrático de direito, aponta o reconhecimento de que a sociedade é formada por vários grupos, portanto composta pela multiplicidade de vários centros de poder em diferentes setores.
O Estado democrático de direito, ao ser instituído por nossa Constituição,buscou assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, devendo o poder ser exercido pelo povo através de representantes eleitos, consagrando dessa maneira a participação de todos no processo político da Nação.
Através da idéia de pluralismo político, então, busca-se assegurar a liberdade de expressão, manifestação e opinião, garantindo-se a participação do povo na formação da democracia do país."
Olhem bem, o pluripartidarismo, por sua vez, que está previsto no art. 17 da Constituição, traduz-se na possibilidade de se criar, no País, mais de um partido político.
No art. 1°, parágrafo único, da CF já se encontra traduzida a soberania popular. Segundo a CF, todo o poder emana no povo, que o exerce por meio de seus representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
Espero ter ajudado, bons estudos!
-
Exatamente, questão errada, pois a palavra exclusivamente limita a abrangência do conceito de pluralismo político.
Nesse sentido, os autores Mendes, Coelho e Branco (2008, p. 156) afirmam:
Embora a Constituição brasileira, assim como tantas outras, utilize a expressão pluralismo agregando-lhe o adjetivo político, fato que à primeira vista poderia sugerir tratar-se de um princípio que se refere apenas a referências políticas e/ou ideológicas, em verdade a sua abrangência é muito maior, significando pluralismo na polis, ou seja, um direito fundamental à diferença em todos os âmbitos e expressões da convivência humana, tanto nas escolhas de natureza política quanto nas de caráter religioso, econômico, social e cultural, entre outros, um valor fundamental, portanto.
O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã.
(Leonardo da Vinci)
-
O Pluralismo Político(art 1º,V, CF) transcende a idéia de que esteja relacionado "exclusivamente" ao Pluralismo Partidário.O Pluralismo Político é muito mais que isso, ele sigifica que existem múltiplas ideológias políticas, em razão distos temos tantos partidos politicos, já que a essência da Democracia é o respeito as diferenças!
-
Uma sociedade plural é aquela composta por vários setores de poder, inexistindo, portanto, um único órgão responsável por proferir as decisões administrativas e políticas. Ou seja, a corrente pluralista se opõe a tendência de unificação do poder, a qual é característica da formação do Estado moderno.
-
Pluralismo Político significa liberdade de adoção politicas. O pluripartidarismo ou pluralismo partidário , por sua vez, que está previsto no art. 17 ca Constituição Federal, traduz -se na possibilidade de se criar, no país, mais de um partido político
-
É costumeiro confundir-se a expressão pluralismo político com a idéia de vários partidos políticos, contudo a esta matéria atribui-se a denominação pluripartidarismo ou multipartidarismo, que é uma das consequências do pluralismo político.
Pluralismo político é a possível e garantida existência de várias opiniões e idéias com o respeito por cada uma delas. O pluralismo político, como base do Estado democrático de direito, aponta o reconhecimento de que a sociedade é formada por vários grupos, portanto composta pela multiplicidade de vários centros de poder em diferentes setores.
O Estado democrático de direito, ao ser instituído por nossa Constituição, buscou assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, devendo o poder ser exercido pelo povo através de representantes eleitos, consagrando dessa maneira a participação de todos no processo político da Nação.
Através da idéia de pluralismo político, então, busca-se assegurar a liberdade de expressão, manifestação e opinião, garantindo-se a participação do povo na formação da democracia do país.
-
Pluralismo político, esta relacionado ao voto, que possui liberdade de escolha
Pluralismo partidário, esta relacionado a liberdade de escolher uma forma de governo.
-
"Errado"
A questão nos mostra exclusivamente.
Pluralismo politico.
Nossa sociedade deve reconhecer e garantir a inclusão, nos processos de formação da vontade geral, dos diversos pensamentos e grupos representantes de interesses existentes no seio do corpo comunitário. Mas o pluralismo politico não se limita ao parlamento. O pluralismo politico não se confunde com o pluralismo partidário, o pluralismo politico abrange o pluralismo de ideias e não somente de instituições partidária.
-
Vou deixar uma reclamação aqui: Os comentários estão sendo totalmente copiados, falta de vergonha de alguns colaboradores. Assim não vale gente!
-
Achei bem interessante o comentário dos professores Dirley da Cunha e Marcelo Novelino sobre o Pluralismo Político (Constituição Federal para concursos, Ed. Juspodivm) :
"O Pluralismo político decorre do princípio democrático, que impõe a opção por uma sociedade plural na qual a diversidade e as liberdades devem ser amplamente respeitadas. O caráter pluralista da sociedade se traduz no pluralismo social, político (CD, art. 1º), partidário (CF, art. 17), religioso (CF, art. 19), econômico (CF, art. 170), de ideias e de instituições de ensino (CF, art. 206, III), cultural (CF, arts. 215 e 216) e dos meios de informação (CF, art. 220). Este fundamento é concretizado, ainda, por meio do reconhecimento e proteção das diversas liberdades, dentre elas, a de opinião, a filosófico-religiosa, a intelectual, artística, científica, a de comunicação, a de orientação sexual, a profissional, a de informação, a de reunião e a de associação (CF, art. 5º, IV, VI, IX, X, XIII, XIV, XVI, XVII)"
Vê-se, portanto, que não há como restringir o conceito de pluralismo político ao pluralismo partidário, tornando a questão ERRADA.
-
O PLURALISMO POLÍTICO é gênero! que tem várias formas de se manifestar, uma delas são os partidos políticos.
-
Pessoal, na parte superior da página do QC existe uma opção chamadaConfigurações. Ao clicar nesse item, aparecerá uma página contendo uma aba chamada Comentários. Lá você poderá configurar sua página para Não exibir comentários com conceito abaixo de: Regular ou Bom. Marcando, por exemplo,Bom, apenas os comentários com 3 ou mais estrelas ficarão visíveis. Isso permitirá que você filtre as informações, visualizando apenas as que possuem as melhores notas.
Como para o concurseiro tempo é imprescindível...
FICA A DICA!
-
Pluralismo Político: Convivência de vários ideais políticos e filosóficos sem que um prejudique o outro; seria uma pluralidade de ideias; Pluripartidarismo: É a existência de vários partidos políticos.
-
Pluralismo político = presença de várias ideologias por exemplo, Capitalismo, socialista, Anarcocapitalismo, Antiambientalismo, Anticapitalismo, Catolicismo político, Galeguismo, Igualitarismo, Kemalismo, etc.
Pluralismo partidário = PT, PSDB, PC do B, DEM, PP, Prona, PMDB, PCO, PSOL, PSB, PV e etc.
-
Mandaaaaaaaaaa mais assim!
-
Restringiu falando ´´exclusivamente´´ já pensa 2x antes de responder.
-
Pluralismo Político é diferente de Pluralismo Político
-
Como já disse um colega aqui:
Pluralismo político = presença de várias ideologias por exemplo, Capitalismo, socialista, Anarcocapitalismo, Antiambientalismo, Anticapitalismo, Catolicismo político, Galeguismo, Igualitarismo, Kemalismo, etc.
JÁ
Pluripartidárismo = PT, PSDB, PC do B, DEM, PP, Prona, PMDB, PCO, PSOL, PSB, PV e etc.
-
QUESTÃO ERRADA
Nesta questão temos a palavra EXCLUSIVAMENTE
(devemos tomar bastante cuidado).
Pluralismo Político = presença de várias ideologias por exemplo,
Capitalismo,
socialista, Igualitarismo, etc.
Pluralismo Partidário = PT, PSDB, PMDB,PSOL, etc.
-
Pluralismo político denota convicção ideológica ( Nazismo, Socialismo, etc.) enquanto pluralismo partidário é feito direto vínculo ao partidos políticos ( PT, PMDB, etc.), logo fica claro que os dois conceitos supra citados não possuem nexo direto entre si, por isso..
ERRADO.
-
Segundo comentários o Professor Daniel Sena (Focus Concurso - Carreiras policiais), o Pluralismo político é um principio tão amplo que abarca até mesmo a liberdade de um individuio ter suas crenças religiosas ou declarar-se ateu (convicçoes ideológicas).
-
EXCELENTE COMENTÁRIO DA PAULA BALTAZAR KKKKKKKKK
TIROU TODAS AS DÚVIDAS...............VALEU!!!!!!!!!!!
-
COMENTÁRIO REALMENTE EXCELENTE DO "Jefferson Azevedo".
Obrigado!
-
cespe - cespiando, como sempre !
Negativo, exclusivamente nada !
Pluralísmo é igual "pluralidade de ideias" " pluralidade de opinições" " conjecturas diversas".
Portanto, vamos lembrar sempre ao dizer " pluraridade política", pois até mesmo as religões podem ser enquadradas nesse conceito, dada sua diversidade de opções.
[E]
-
ERRADO
pluralismo político >> idéias
pluralismo partidários >> os própios partidos
-
ERRADO
Pluralismo político esta relacionado à liberdade de ideias.
-
*exclusivamente*
-
GAB.:E
Pluralismo político esta relacionado à liberdade de ideias e inslucive ao apartidarismo.
-
Errado
Pluralismo político é diferente de pluralismo partidário.
Pluralismo político - Liberdade de ideias /ideologias
pluralismo partidário - diversos partidos políticos.
-
Gab E
Pluralismo Político = Pluripartidarismo (vários partidos) e também a convicção pessoal de cada ser no que se refere às posições políticas.
-
Erradíssimo.
Pluralismo Político NÃO SE CONFUNDE com Pluralismo Político-Partidário.
-
Pluralismo político: pluripartidarismo, liberdade de expressão política e o direito de sufrágio universal
-
Não confundir pluralismo político (liberdade de convicção filosófica) com pluripartidarismo (vários partidos políticos disputando o espaço político)
errado
-
ERRADO
-
ERRADO.. o pluralismo partidário, está contido/é derivado do PLURALISMO POLÍTICO...Que dá uma ideia de vários partidos políticos, onde você pode escolher em qual partido afiliar-se LIVREMENTE.
-
Pluralismo político é a pizza;
Pluralismo partidário é a fatia da pizza.
-
pluralismo de ideias !
va p a proxima
-
Pluralismo político significa que, em nosso país, somos livres para expressarmos idéias políticas, a diversidade dessas idéias é aceita e petrificada pela Constituição. Em outras palavras, você tem o direito de defender a ideologia do socialismo, do comunismo, do capitalismo ou, até, tudo junto se quiser.
Pluripartidarismo é a possibilidade de termos vários partidos políticos, cada qual defendendo sua ideologia.
-
Errado.Não confundir pluralismo político com pluripartidarismo.
-
Pluralismo
Diversidade
- ideologias
- opiniões
- crenças
- partidos políticos
O pluripartidarismo está contido na ideia de pluralismo político.