A independência oficial dos Estados Unidos foi proclamada no segundo congresso da Filadélfia, a 4 de julho de 1776. A estrutura do novo Estado foi organizada através da elaboração da constituição, promulgada em 1787. A constituição, a primeira constituição escrita que foi feita, tem como base o pensamento liberal que preconiza a divisão do poder, a composição do governo a partir de eleições e estabelecimento da cidadania participativa. Vale a leitura do livro História dos Estados Unidos – das origens ao século XXI, de Leandro Karnal.
São dadas três afirmativas sobre a estruturação do Estado norte-americano e pede-se que sejam apontadas as falsas e as verdadeiras, assinalando a opção que as indica corretamente.
I- VERDADEIRA – A afirmativa descreve corretamente as funções do poder executivo central – presidência da república.
II- VERDADEIRA- O julgamento acerca da qualificação das leis e da correta obediência a elas cabe ao poder judiciário.
III- VERDADEIRA- A afirmativa apresenta corretamente a composição e as funções do poder legislativo federal
A) INCORRETA- A afirmativa III também está correta
B) INCORRETA- A afirmativa II também está correta
C) INCORRETA- A afirmativa I também está correta
D) CORRETA- Todas as afirmativas estão corretas
Gabarito do Professor: Letra D.
Poder executivo: operado pelo presidente da República, com mandato de 4 anos, era o chefe do executivo, comandante das forças armadas, responsável pelo equilíbrio da federação e pela política exterior.
Poder legislativo: exercido pelo congresso, que se dividia em câmaras dos representantes e senado ( ambos eleitos pelo voto popular, com mandatos de 2 a 6 anos ).
Poder judiciário: o principal órgão do judiciário era a corte suprema que garantia o cumprimento da constituição.
A Declaração de independência dos EUA não valia para todos, pois ficavam de fora os negros escravizados, a mulher considerada um ser frágil e o índio. Em linhas gerais a cidadania na sua forma plena foi exercida pelos homens, adultos e brancos, pertencente à burguesia industrial e comercial e ao grupo dos proprietários de fazendas e de escravos.