SóProvas


ID
5079295
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considere a situação hipotética seguir: Rosana compareceu ao Centro de Referência de Assistência Social-CRAS para solicitar algumas orientações. A referida usuária relatou possuir uma deficiência física e atualmente recebe o Benefício de Prestação Continuada.

Com base nas informações acima, analise os itens subsequentes:

I. Rosana terá o benefício suspenso caso passe a ser acolhida por instituição assistencial particular.
II. Rosana terá o benefício suspenso caso venha a exercer atividade remunerada, inclusive na condição de microempreendedora individual.
III. A inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - Cadastro Único constitui um dos requisitos que Rosana deve observar para a manutenção do benefício de prestação continuada.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • O Regulamento do Benefício de Prestação Continuada () evidencia essa questão:

    Art. 39. Compete ao INSS, na operacionalização do Benefício de Prestação Continuada:

    [...]

    II - realizar, periodicamente, cruzamentos de informações, utilizando o registro de informações do CadÚnico e de outros cadastros, de benefícios previdenciários e de emprego e renda em nome do requerente ou beneficiário e dos integrantes do grupo familiar;  

    Art. 20 da LOAS § 12. São requisitos para a concessão, a manutenção e a revisão do benefício as inscrições no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - Cadastro Único, conforme previsto em regulamento.   

    quer saber mais: segue nosso instagram @servicosocialnapraxis

  • Lei 8.742/93

    Do Benefício de Prestação Continuada

    Art. 20

    § 5º A condição de acolhimento em instituições de longa permanência não prejudica o direito do idoso ou da pessoa com deficiência ao benefício de prestação continuada.

    Gabarito Letra C