SóProvas


ID
5080951
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Vista Serrana - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 

Brasileiros estão menos felizes em 2019, diz pesquisa da Ipsos
Os brasileiros estão menos felizes neste ano em comparação com o ano passado, segundo uma pesquisa do instituto Ipsos que avaliou a felicidade da população de 28 países.

   No Brasil, 61% dos entrevistados consideram-se muito felizes ou felizes – uma queda de 12 pontos percentuais em relação à última edição, feita em 2018, quando o resultado foi de 73%. No mundo, o índice de felicidade também caiu de 70% para 64%.
   "Toda vez que há uma eleição presidencial, vemos uma renovação dos ânimos, então 2019 começou com expectativas e depois houve uma frustração.", explica Sandra Pessini, diretora da Ipsos. "Existe uma correlação bem forte entre a confiança na economia e a percepção de felicidade. E a demora na retomada econômica impacta muito a vida e o dia a dia das pessoas."
   "Mas há frustração não só com o governo e com a economia em si. Sabemos que tragédias e a polarização política também impactam essa percepção."
    A pesquisa, chamada Global Happiness Study ou Estudo Global da Felicidade, foi divulgada nesta quarta. Foi feita online com 20,3 mil entrevistados em 28 países, entre 24 de maio e 7 de junho de 2019. Foram mais de 1.000 entrevistados no Brasil e a margem de erro no país é de 3,5 pontos para mais ou para menos.

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral49666519

O vocábulo “correlação” (2º parágrafo) está corretamente grafado sem o hífen; a alternativa que apresenta vocábulo também correto quanto à ortografia está apontado em:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa Correta é Letra "a"

    b. Deveria ser Georreferenciamento, pois segue a regra de que o 1º elemento termina por vogal e o 2º elemento começa por R ou S, devendo duplicar a consoante

    c. O correto é Hiper - realismo, seguindo a nova regra ortográfica que só usa hífen com o HIPER quando o segundo elemento inicia-se por H (Hiper-Hepático) ou quando inicia-se pela mesma consoante que termina o primeiro elemento, ou seja, R.

    d.  Nos casos em que o prefixo “pré” se demarca como tônico, ou seja, quando possui autonomia fonética, o uso do hífen se faz presente. Dessa forma, vale afirmar que se torna notório o acento gráfico. Observemos alguns casos:

    pré-arquétipo

    pré-artigo

    pré-científico

    pré-classicismo

    pré-datado

    pré-revisado...

    * Nas circunstâncias em que o prefixo “pré” se apresenta como átono, isto é, sem autonomia fonética – razão pela qual se torna evidente o fato de ele se apoiar na sílaba seguinte ─, não aparece acompanhado do hífen, não recebendo, portanto, acento gráfico. Constatemos, pois, alguns casos:

    preanunciar

    preconcebido

    preconceito

    preaquecer

    predefinido

    preconceituoso...

    Fonte: https://www.portugues.com.br/gramatica/prefixo-pre-com-sem-hifen.html

    E. Contraindicação - Não se emprega hífen quando o 1º elemento termina em vogal e o 2º inicia-se por vogal diferente, Exemplo : Aeroespacial, agroindustrial, neoimperialismo.

    Bons Estudos!!

  • Ótima explicação do(a) colega Sakura.

    Agora só uma dica: Eliminando sobraram A e D, porém lembrando da "regra do aRRoSS" na qual se o termo precedente termina em vogal e o subsequente começa com R ou S, dobra-se a consoante (R ou S) e junta.

    Pra cima!

  • Porque predefinido não recebe hífen se nesse prefixo seguido de palavra de vida autônoma na língua recebe?

  • Fiquei em dúvida quanto à letra D e encontrei a seguinte explicação:

    A forma correta de escrita da palavra é predefinido. A palavra pré-definido está errada. Sempre que quisermos referir alguma coisa que se definiu antecipadamente, ou seja, que se predeterminou, que se prefixou, devemos utilizar o adjetivo predefinido.

  • Corroborando:

    “re-“, “co-“, “pre-” e “pro - Sem Hífen

    Pré , Pró - Hífen

    pré-natal, pré-escolar, pró-europeu, pós-graduação

  • telessinalização CORRETO

    georreferenciamento

    hiper-realismo

    predefino

    contraindicação

  • Eu sempre aprendi que PÓS/PRÉ só serão separados se mantiverem o acento e a tonicidade...

    Não entendi pq predefinido é junto O.O

  • Quando os prefixos pro-, pos- e pre- forem átonos e não forem autônomos da segunda palavra, não se emprega o hífen. Ocorre a justaposição do prefixo com o outro elemento, ou seja, formam uma só palavra.

    Exemplos: predefinir, preestabelecer, predeterminar, pospor, propor, prever,…

  • muito facil falar que PRÉ PÓS PRÓ são hifenizados, e que PRE POS PRO não são hifenizados. pois os primeiros sao tonicos e os segundos nao o são. quero ver é mostrar QUANDO são tonicos e quando não são. portugues não é para todo mundo.

  • O acento no pré foi a pegadinha da questão, pois a palavra se escreve "predefinido"