SóProvas


ID
5083600
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ministro Andreazza - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo e responda ao que se pede.

RETRATO

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida
a minha face?


             Cecília Meireles 

Na frase “Eu adquiria aquela amargura à medida em que envelhecia.”, o período é:

Alternativas
Comentários
  • → A locução à medida em que não existe.

  • composto por subordinação porque tem um conjunção proporcional: á medida .À medida em que o tempo passava ,confortava-se.

  • Dica, sem pontuação, ou vai ser uma ou outra.
  • gabarito letra B

    Não confunda NA MEDIDA EM QUE (locução causal) com À MEDIDA QUE (locução proporcional). É bom dizer também Estão erradas as formas na medida que e à medida em que. O erro deve ser corrigido nas declarações textuais, mesmo quando em discurso direto.

    bons estudos

  • As locuções à medida que e na medida em que existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A locução à medida em que não existe, sendo apenas uma forma de junção errada das outras duas locuções À medida que Indicando uma progressão simultânea, a locução à medida que é sinônima de: à proporção que, conforme, ao mesmo tempo que, ao passo que, enquanto e como. É uma locução conjuntiva proporcional que apresenta uma ideia de proporcionalidade com o acontecimento da oração principal, introduzindo uma oração subordinada adverbial proporcional. Exemplos com à medida que O problema foi sendo resolvido à medida que os responsáveis foram implementando novas mudanças. À medida que a doença avançava, meu avô ficava cada vez mais debilitado. Na medida em que Indicando uma causa ou justificação, a locução na medida em que é sinônima de: dado que, visto que, uma vez que, porque, por causa de, já que, tendo em vista que, posto que e porquanto, entre outras. É uma locução conjuntiva causal que apresenta uma ideia de causa em relação ao acontecimento da oração principal, introduzindo uma oração subordinada adverbial causal.
  • Oração subordinada são orações que exercem uma função sintática em relação à oração principal,complementando o seu sentido e sendo dependente dela.A classificação em oração subordinada surge quando um determinado período é composto,sendo formado por duas ou mais orações.

  • gab.b ✔

    À medida que --> proporcional

    na medida em que --> causal

    -Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu (Ecl. 3:1-17)