-
Na realidade, não se refere a todas as modalidades de psicodiagnóstico, mas especificamente ao psicodiagnóstico compreensivo. Vejamos:
Segundo Trinca (1984), o uso do termo psicodiagnóstico compreensivo é utilizado para designar "uma série de situações que inclui, entre outros aspectos, o de encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tomar aquilo que é relevante e significativo na personalidade, entrar empaticamente em contato emocional e, também, conhecer os motivos profundos da vida emocional de alguém” (p.15).
Gabarito: C
-
Gabarito C
A) Errada. O processo psicodiagnóstico possui métodos próprios e qualitativamente diferentes dos empregados na medicina
B) Errada. O psicólogo não é um simples avaliador e aplicador de testes psicológicos.
C) Correta. Esse é um dos objetivos do psicodiagnóstico de modelo compreensivo e definido no próprio enunciado da questão.
D) Errada. Essa é a definição de um processo de avaliação psicológica mais geral.
-
E a assertiva E, gente, alguém sabe o erro?
-
A assertiva E não está errada, entretanto não responde a pergunta ("qual o papel do psicodiagnóstico?"). A avaliação psicológica é parte integrante do processo psicodiagnóstico, portanto, não pode ser o objetivo do mesmo.
-
Avaliação psicológica e psicodiagnóstico não são a mesma coisa?
-
Atenção à pegadinha da Letra E!
E) realizar a avaliação psicológica, processo subjetivo e emocional realizado com pessoas ou grupos de pessoas, com planejamento prévio e cuidadoso, que de acordo com cada área de conhecimento, requer metodologias específicas.
A Avaliação Psicológica não é um processo subjetivo, muito menos emocional! A Avaliação Psicológica e o Psicodiagnóstico são processos objetivos, de caráter dinâmico, que se baseiam em uma metodologia científica. Um dos objetivos da avaliação pode ser investigar o estado emocional do paciente; o processo de avaliação em si, no entanto, não é emocional.
Veja de acordo com a Cartilha do CFP sobre Avaliação Psicológica (2013):
"A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina."
Gabarito: Letra C