SóProvas


ID
5089093
Banca
IBADE
Órgão
Câmara de Ji-Paraná - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal, o prazo de validade do concurso público será de até:

Alternativas
Comentários
  • Auxiliando nos estudos dos colegas:

    GABARITO: C

    Trecho retirado da CF/88, vejamos:

    Art, 37, III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;

    Espero ter ajudado!!!

  • A questão exige conhecimento acerca da Administração Pública e pede ao candidato que assinale o item correto, no tocante ao prazo de validade do concurso público.

    Para responder a questão, necessário conhecimento do art. 37, III, CF, que preceitua:

    Art. 37, III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;

    Portanto, o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período, de modo que somente o item "C" encontra-se correto.

    Gabarito: C

  • A questão trata sobre a Administração Pública, cujas disposições estão primordialmente previstas nos artigos 37 a 41 da Constituição Federal. 
    Especificamente na questão foi exigido o conhecimento do artigo 37, III, da Constituição Federal, que versa sobre prazo de validade dos concursos públicos.  caput do artigo 37 da Constituição Federal apresenta os princípios da Administração Pública, aduzindo que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Por sua vez, o inciso III do referido artigo dispõe que: o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.  

    Ressalta-se a importância de conhecer as disposições do texto constitucional, pois em vários casos as bancas exigem a literalidade dessas normas e, além disso, podem tentar confundir a pessoa ao efetuar modificações no texto. 

    Diante disso, para responder a questão, bastaria o conhecimento do art. 37, III, da CRFB, acima transcrito, demonstrando que apenas a alternativa "C" coaduna-se ao texto constitucional. 

    Gabarito do professor: letra C.     
  • Muito me admira uma questão fácil dessas cair em prova de procurador. Pensei que seria de muitos anos atrás, mas é de 2020 kk. Queria eu ter feito essa prova.