SóProvas


ID
5095141
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Sabará - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito do controle na Administração Pública municipal, analise as afirmativas a seguir.


I. Os órgãos federais responsáveis pelos programas conservarão a autoridade normativa e exercerão controle e fiscalização indispensáveis sobre a execução local, condicionando-se a liberação dos recursos ao fiel cumprimento dos programas e convênios.


II. O trabalho administrativo será racionalizado mediante simplificação de processos e supressão de controles que se evidenciarem como puramente formais, ou cujo custo seja evidentemente superior ao risco.


III. Na atualidade, as ações de controle na administração pública devem transcender aos aspectos antes predominantes da legalidade e do formalismo contábil, transformando-se em ações de mudança da gerência dos recursos públicos e não apenas em ações identificadoras de erros. Suas ações devem buscar compreender a missão das instituições, seus indicadores de gestão, seus objetivos e seus resultados.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Está tudo bonito de mais pra dizer que está errado. É o Estado, na teoria, buscando o máximo de eficiência e presteza para atender o cidadão.

    Gabarito (A)

  • Gabarito, A - Todas corretas,

    I - Art. 10, Decreto nº 200/67: A execução das atividades da Administração Federal deverá ser amplamente descentralizada. § 6º Os órgãos federais responsáveis pelos programas conservarão a autoridade normativa e exercerão controle e fiscalização indispensáveis sobre a execução local, condicionando-se a liberação dos recursos ao fiel cumprimento dos programas e convênios.

    II- Art. 14, Decreto nº 200/67: O trabalho administrativo será racionalizado mediante simplificação de processos e supressão de controles que se evidenciarem como puramente formais ou cujo custo seja evidentemente superior ao risco.

    III -  Segundo Ribeiro Filho, as ações de controle passam a ter maior alcance, transcendendo, dessa forma, os aspectos antes predominantes da legalidade e do formalismo contábil, transformando-se em ações de mudança da gerencia dos recursos públicos, e não apenas ações identificadoras de erros. Suas técnicas não podem ser meros instrumentos de verificação de dispositivos legais, mas necessariamente devem buscar compreender a missão das instituições, seus indicadores de gestão, seus objetivos e seus resultados.(Fonte: RIBEIRO FILHO, José Francisco. Controle Gerencial para entidades da Administração Pública. Monografia (2º Prêmio STN de Monografia) 1997. Ministério da Fazenda, Escola de Administração Fazendária, Diretoria de Cooperação Técnica e Pesquisa. Brasília, 1997.)

  • Analisemos cada afirmativa:

    I- Certo:

    Trata-se de proposição que possui fundamento expresso no teor do art. 10, §6º, do Decreto-lei 200/67:

    "Art. 10. A execução das atividades da Administração Federal deverá ser amplamente descentralizada.

    (...)

    § 6º Os órgãos federais responsáveis pelos programas conservarão a autoridade normativa e exercerão contrôle e fiscalização indispensáveis sôbre a execução local, condicionando-se a liberação dos recursos ao fiel cumprimento dos programas e convênios."

    II- Certo:

    Desta vez, a assertiva tem respaldo normativo na regra do art. 14 do Decreto-lei 200/67:

    "Art. 14. O trabalho administrativo será racionalizado mediante simplificação de processos e supressão de contrôles que se evidenciarem como puramente formais ou cujo custo seja evidentemente superior ao risco."

    III- Certo:

    Cuida-se aqui de afirmativa que espelha ideias relativas à denominada Administração Gerencial, modelo administrativo de inspiração neoliberal, fundada na doutrina do "Estado mínimo" e sobretudo no princípio da eficiência, que veio a substituir o anterior esquema de Administração Burocrática. Esta última, de fato, estava embasada fundamentalmente nas noções de estrita legalidade e formalismo. De seu turno, o modelo de Administração Gerencial, introduzido em nosso ordenamento com a EC 19/98, como dito acima, ampara-se no princípio da eficiência, preconizando o estabelecimento de metas de desempenho, a busca por resultados, o rendimento funcional de servidores, a redução/erradicação de desperdícios de recursos públicos.

    Dentro deste contexto, a presente proposição não possui qualquer reparo a ser feito, sendo escorreito seu teor.

    Logo, todas as afirmativas estão corretas.


    Gabarito do professor: A

  • Questão top, tudo correto. Segue o jogo.