SóProvas


ID
5096590
Banca
Quadrix
Órgão
CRP -MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Conforme Chiavenato, a ideia primária do termo gestão de pessoas éproporcionar um aparato melhor para as atividades e para as diretrizes ligadas aos funcionários da organização e delinear políticas eficazes para a valorização do homem no seio da organização. Considerando essa informação, julgue o item acerca da gestão de pessoas nas organizações.


O estilo de liderança autocrático é complementar ao estilo laissez-faire.

Alternativas
Comentários
  • Laissez - Faire - L - Liberal

  • Gab: ERRADO

    O estilo Autocrático é totalmente o inverso do Laissez-faire. Enquanto este é liberal e a tomada de decisão é toda do grupo, pois ele se limita a dar sugestões e apenas quando consultado, àquele, é totalmente autoritário, possui supervisão rígida, só ele toma decisões e seu estilo é de chefe.

    • Com isso, não podemos dizer que o autocrático é complementar ao laissez-faire, este é liberal, àquele é controlador.

    ________________________________________________________________________________________________________________

    OBS: Vendo meu resumo de Gestão de Pessoas. A quem interessar, entre em contato por mensagem aqui no QC indo até meu perfil e mande-me seu e-mail solicitando amostra :)

  • ERRADO

    Liderança Autocrática (ou centralizador): Este tipo de liderança é focado nos resultados. Seu estilo concentra a maior parte dos trabalhos em si, seja por paixão pelo que faz, ou por falta de confiança. Às vezes leva em consideração as opiniões do grupo, mas a sua opinião tem peso maior. Firme em suas decisões e comentários, e não tolera membros descomprometidos. Uma das figuras mais marcantes deste tipo é o co-fundador da Apple, Steve Jobs.

  • Estilos de Liderança (“Os Três de White e Lippitt”)

    White e Lippitt, da Universidade de Iowa, baseados nas ideias de Kurt Lewin, realizaram um estudo com o intuito de analisar o impacto provocado por três diferentes estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal.

    Liderança Autocrática:

    O líder centraliza toda a tomada de decisões e não há qualquer tipo de delegação aos liderados. O líder é dominador, impõe suas ordens e traça as diretrizes sem qualquer participação do grupo. A divisão das tarefas e os companheiros de trabalho de cada funcionário são determinados e escolhidos pelo líder. O líder é “pessoal” ao criticar e elogiar o trabalho dos membros de sua equipe. O trabalho somente tem um bom andamento quando o líder está presente fisicamente no local. É um estilo de liderança que gera nos subordinados insatisfação, frustração, falta de iniciativa e ausência de formação de grupos de amizade. 

    Liderança Liberal (ou Laissez-Faire):

    “Laissez-faire” é uma expressão em francês que, em sua literalidade, significa “deixar fazer”. Nesse estilo de liderança o líder delega totalmente a tomada de decisões aos liderados. O grupo que decide as diretrizes (o líder apenas esclarece as dúvidas quando o grupo pede a sua ajuda). O grupo e os indivíduos ficam com liberdade total para decidirem. É o próprio grupo, com total autonomia, que faz a divisão das tarefas e escolhe os companheiros de trabalho. A participação do líder é limitada, e ele não exerce qualquer tipo de controle sobre as atividades (o líder apenas dá algum tipo de orientação quando o grupo solicita).

    A liderança tem um papel meramente “consultivo”. É um estilo de liderança que tende a gerar um péssimo nível de produtividade.

    Os liderados alimentam um forte sentimento de individualismo e tem pouco respeito com o líder. 

  • Gabarito: E.

    → Autocrático/restritivo/orientado para a tarefa: centralizador. Não divide poder de decisão com a equipe, oferece o máximo de suporte e o mínimo de liberdade. Ideal para a produtividade, porém nem sempre impacta na qualidade.

    Obs.: Foco no líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível.

    → Liberal ou laissez-faire (deixar fazer)/ pessoas: oferece o mínimo de suporte e a máxima liberdade. O líder atua somente quando é solicitado.

    • Nesse modelo a participação do líder é mínima, o líder delega tudo o que for possível. Os liderados possuem total liberdade para tomas as decisões.