Gab.: C
Estilos de administração de conflitos: estilo evitação, estilo de acomodação, estilo competitivo, estilo de compromisso e estilo de colaboração ou resolução de problemas.
Estilo evitação: reflete uma postura nem assertiva nem cooperativa, na pretensão de evitar ou fugir ao conflito. É uma atitude de fuga em que o administrador procura evitar as situações de conflito, buscando outra saída ou deixando as coisas como estão para que, com o tempo, o conflito se torne menos intenso. É usado quando o problema é trivial, quando não há chance de ganhar, quando se quer tempo para obter informação ou quando um desacordo pode ser oneroso ou perigoso.
FONTE: https://vivovendas.wordpress.com/2016/04/29/estilos-individuais-de-tratamento-de-conflitos/
Chiavenato (2014) propõe cinco estilos de administração de conflitos, na qual o gestor poderá optar de acordo com seus objetivos, tais como:
▪estilo de evitação: revela uma situação de fuga, pois o administrador evita a resolução do conflito, ignora-o. Em termos, o gestor procura outra saída para o contexto. Porém, esta fuga poderá causar prejuízos futuros, pois o conflito não deixará de existir e poderá tornar-se mais intenso no futuro.
▪estilo de acomodação: acontece quando as pessoas sabem o que está errado ou percebem que o equilíbrio das relações é fundamental. Retrata a harmonização e o apaziguamento da situação. As pessoas cooperam para isso. Consiste em resolver primeiramente os pontos de conflitos menores e deixar para depois os mais complexos (CHIAVENATO, 2014).
▪estilo competitivo: O estilo competitivo acontece em situações importantes ou imprevisíveis, de caráter imediato, em que o líder deve tomar uma ação decisiva, tendo em vista seu próprio interesse. Retrata uma assertividade muito precisa para impor tal decisão própria. É uma situação de enfrentamento e de domínio, forçando o uso da autoridade (CHIAVENATO, 2014).
▪estilo de compromisso: a intenção é tentar satisfazer relativamente o desejo de ambas as partes. É preciso ter habilidade para conseguir com êxito a resolução. Consiste em ter colaboração e clareza das posições. Busca-se uma saída temporária para a situação, onde as duas partes aceitam ganhar e perder (CHIAVENATO, 2014).
▪estilo de colaboração: é aquele que exige um nível maior de habilidade e competência do gestor, busca a minimização das oposições, considerando a importância dos objetivos individuais. Significa resolver o conflito de modo que seja bom para as duas partes, em que ambas saem ganhando e se comprometem com o resultado alcançado (CHIAVENATO, 2014).
Fonte:https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/administracao-de-conflitos#:~:text=O%20Estilo%20de%20evita%C3%A7%C3%A3o%20revela,se%20mais%20intenso%20no%20futuro.