-
CESPE. JUSTIFICATIVA: ERRADO. A materialidade é, muitas vezes, considerada em termos de valor, mas também deve considerar aspectos qualitativos.
As características inerentes a um item ou a um grupo de itens podem tornar uma questão material por sua própria natureza. Uma questão pode, também, ser material por causa do contexto em que ela ocorre. As considerações sobre materialidade afetam as decisões relativas à natureza, à época e à extensão dos procedimentos de auditoria, bem como afetam a avaliação dos resultados da auditoria. Essas considerações podem incluir preocupações das partes interessadas, interesse público, exigências regulatórias e consequências para a sociedade.
Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp
bons estudos!
-
Errado
ISSAI 100
Materialidade
41.Os auditores devem considerar a materialidade durante todo o processo de auditoria.A materialidade é relevante em todas as auditorias. Uma questão pode ser julgada materialmente relevantes e o seu conhecimento é suscetível de influenciar as decisões dos usuários previstos. Determinar a materialidade é uma questão de julgamento profissional e depende da interpretação do auditor acerca das necessidades dos usuários. Esse julgamento pode se relacionar a um item individual ou a um grupo de itens, tomados em conjunto. A materialidade é muitas vezes considerada em termos de valor, mas também tem aspectos quantitativos, bem como qualitativos.
-
ISSAI
Materialidade
O auditor deve aplicar o conceito de materialidade de uma maneira apropriada no planejamento e na execução da auditoria.
Uma distorção é relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, quando for razoavelmente esperado que possa influenciar as decisões tomadas pelos usuários com base em demonstrações financeiras. A materialidade tem aspectos tanto quantitativos quanto qualitativos.
Errado
Fonte: Prof. Rodrigo Fontenelle
Excelentes estudos !!
-
Gabarito: Errado
JUSTIFICATIVA: ERRADO. A materialidade é, muitas vezes, considerada em termos de valor, mas também deve considerar aspectos qualitativos. As características inerentes a um item ou a um grupo de itens podem tornar uma questão material por sua própria natureza. Uma questão pode, também, ser material por causa do contexto em que ela ocorre. As considerações sobre materialidade afetam as decisões relativas à natureza, à época e à extensão dos procedimentos de auditoria, bem como afetam a avaliação dos resultados da auditoria. Essas considerações podem incluir preocupações das partes interessadas, interesse público, exigências regulatórias e consequências para a sociedade.
Fonte: https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/TC_DF_20_ACE/arquivos/DIVULGAR_MATRIZ_525_TCDF001.PDF
Fonte: https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/gabarito-extraoficial-auditoria-governamental-tcdf/
-
Em que pese sejam os valores monetários comumente utilizados para definir níveis de materialidade, critérios qualitativos também são, como por exemplo, a omissão de informações, informações incorretas, classificação incorreta entre circulante e não circulante etc. A materialidade deve ser um nível tal (monetário ou qualitativo) que interfira no julgamento do usuário.
ERRADO
-
errado,
ESTRUTUAR CONCEITUAL
69. A materialidade é aplicada no contexto dos fatores qualitativos e, quando aplicável, a fatores quantitativos. Ao considerar a materialidade em trabalho específico, a importância relativa de fatores quantiativos e qualitativos é assunto de julgamento profissional.
-
Vamos analisar a questão.
Conforme o enunciado, o candidato deve demonstrar
conhecimento acerca da NBASP
100 (ISSAI 100) - PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE AUDITORIA NO SETOR PÚBLICO.
De acordo com a norma, “os auditores devem considerar a materialidade durante
todo o processo de auditoria". Além disso, a materialidade possui
aspectos quantitativos e qualitativos, incluindo os aspectos financeiros, sociais e
políticos do objeto.
Assim
como os demais princípios gerais, a materialidade busca agregar valor a
entidade.
Desta
forma, para conferir objetividade aos trabalhos de auditoria, a
materialidade não deve ser um critério exclusivamente
quantitativo.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
Pode ocorrer um erro na classificação, que seria um erro qualitativo. O funcionário poderia classificar errado e colocar o ativo circulante no ativo não circulante e vice-versa.
Uma empresa tem o seu ativo composto da seguinte forma
Ativo Circulante........500
Ativo não circulante...500
Ativo total..............1000
A entidade ao elaborar seu balanço patrimonial, cometeu os seguintes erros de classificação, na forma abaixo:
Ativo Circulante........600
Ativo não circulante.... 400
Ativo total..............1000
Observe que o ativo se manteve avaliado em 1000, ou seja, não houve modificação no valor total do ativo,
entretanto houve um erro de classificação.
-
Ilógico. A objetividade consiste na necessidade de o auditor não fazer conclusões tendenciosas, sem prejudicar a imparcialidade da auditoria realizada. Nesse aspecto, os critérios qualitativos podem (e na maioria dos casos devem) devem ser analisados justamente para que essa objetividade seja preservada.