SóProvas


ID
5098657
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

No que se refere a monitoramento, supervisão e controle de qualidade da auditoria governamental, julgue o item subsequente.

A avaliação de uma situação reportada pelo profissional de auditoria governamental desacompanhada de ação corretiva será considerada ineficaz.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA: CERTO. A avaliação de uma situação reportada pelo profissional de auditoria governamental, por si só, é ineficaz se não for devidamente acompanhada de uma ação corretiva. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Certo

    Item 4800 das NAGS:

    A avaliação de uma situação reportada pelo profissional de auditoria governamental, por si só, é ineficaz se não for devidamente acompanhada de uma ação corretiva.

    Mas as NAG não fazem parte das normas elencadas no edital

  • De nada adianta o Tribunal de Contas expedir determinações e recomendações se o auditado não implementar essas recomendações e determinações. 

    Ou seja, apenas quando o gestor público conserta o que está errado é que há impacto efetivo da auditoria. Assim, a ação corretiva do gestor, para corrigir os problemas identificados durante a auditoria governamental, é essencial para que a auditoria atinja os resultados esperados. 

    De fato, se o auditor apontar uma situação mas não houver ação corretiva por parte do gestor, a auditoria será ineficaz. 

    E isto apenas reforça a necessidade de relatórios contundentes, baseado em evidências, isentos e imparciais, além de uma excelente comunicação durante a auditoria, para que o gestor seja compelido a realizar as correções necessárias. 

    Resposta: Certo

  • No que se refere a monitoramento, supervisão e controle de qualidade da auditoria governamental, julgue o item subsequente.

    A avaliação de uma situação reportada pelo profissional de auditoria governamental desacompanhada de ação corretiva será considerada ineficaz.

    GAB. DEFINITIVO "CERTO".

    JUSTIFICATIVA:

    A avaliação de uma situação reportada pelo profissional de auditoria governamental, por si só, é ineficaz se não for devidamente acompanhada de uma ação corretiva. De nada adianta a comunicação de auditor de situação não conforme, se a esta não vier acompanhada de recomendação ou determinação de ação corretiva. Inclusive, os tribunais de contas devem tornar públicas as medidas e os resultados do monitoramento das suas recomendações.

    Fonte: https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/tc_df_20_ace/arquivos/TCDF_ACE_JUSTIFICATIVAS_ALTERAO_MANUTENO_DE_GABARITO.PDF [QUESTÃO 96]

  • Eu nem lembro mais como respondi no dia da prova, mas fazendo aqui errei e fiquei sem entender o porquê. Li a justificativa da banca colocada acima e é nesse momento que a gente vê como o examinador é obscuro!

    "De nada adianta a comunicação de auditor de situação não conforme, se a esta não vier acompanhada de recomendação ou determinação de ação corretiva".

    O auditor faz a correção? Claro que não! Quem faz é a entidade, ele só recomenda ou determina. Mas do jeito que a banca escreveu deu a entender que o auditor recomenda ou determina e faz a correção.

  • Para solucionar a questão o candidato deve ter conhecimento das Normas de Auditoria Governamental (NAGs) aplicáveis ao controle externo brasileiro.

    De acordo com a norma, “a avaliação de uma situação reportada pelo profissional de auditoria governamental, por si só, é ineficaz se não for devidamente acompanhada de uma ação corretiva".

    Convém destacar que neste tipo de questão cabe ao candidato memorizar o que está previsto na norma, pois claramente a Banca não deseja avaliar qualquer tipo de análise ou interpretação. 


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • NAG 1000 - NORMAS GERAIS

    Item 4800 – Monitoramento das Recomendações

    Após concluída a auditoria governamental, o TC deve informar, a quem de direito, em que consistiram os exames e as avaliações realizados.

    A avaliação de uma situação reportada pelo profissional de auditoria governamental, por si só, é ineficaz se não for devidamente acompanhada de uma ação corretiva.

    Por essa razão, é necessário que o TC monitore as ações determinadas e recomendadas nos relatórios de auditoria e que podem ser descritas em um plano de ação a ser acordado com o auditado.

  • REDAÇÃO PÉSSIMA. ESTARIA FALANDO DE "MONITORAMENTO" ? Beleza. Mas jogou um avaliação aí que não dá para engolir. Erra-se sabendo a matéria.

  • Creio que não sejam reportadas situações conformes então, correto? (afinal, não faria sentido ação corretiva em algo que está sendo feito de maneira correta).

  • A avaliação de uma situação reportada pelo profissional de auditoria governamental desacompanhada de ação corretiva será considerada ineficaz. certo

    Bendito serás!!