SóProvas


ID
5098963
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Sabará - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Boschetti (2009), a respeito da política de seguridade social no Brasil, avalia que há um permanente e gradual desmonte da mesma. Segundo a autora, “praticamente todos os princípios constitucionais estão sendo desconsiderados profundamente [...]. Todos esses princípios estão sendo gradualmente diluídos em sucessivas contrarreformas ou medidas tidas como de natureza técnica, mas que, na verdade, têm um nítido sentido político de desestruturação da seguridade social”. A autora ressalta que somente um dos princípios não está sendo derrubado, “ao contrário, está sendo colocado em prática com bastante rigor”. Assinale-o.

Alternativas
Comentários
  • No contexto neoliberal a seguridade social passa a ter cada vez mais formas de seletividade.

  • Praticamente todos os princípios constitucionais estão sendo desconsiderados profundamente: a universalidade dos direitos, a uniformidade e equivalência dos direitos, a diversidade de financiamento no sentido de transferir recursos do capital para o trabalho e a gestão democrática e descentralizada. Todos esses princípios estão sendo gradualmente diluídos em sucessivas contrarreformas ou medidas tidas como de natureza técnica, mas que, na verdade, têm um nítido sentido político de desestruturação da seguridade social. O princípio de seletividade e distributividade é o único que não está sendo derruído, ao contrário, está sendo colocado em prática com bastante rigor. Os caminhos desse desmonte seguem diferentes tendências. Textp "Seguridade social no Brasil: conquistas e limites à sua efetivação".

  • |Muita gente marcaria universalidade pois a questão esta frisando apenas UM principio, se a pessoa não tem um conhecimento prévio acerca da seletividade e distributividade , acho que esta questão seria anulada em um concurso.

  • Seguridade social no Brasil: conquistas e limites à sua efetivação - Serviço Social, Direitos e Competências profissionais.

  • Praticamente todos os princípios constitucionais estão sendo desconsiderados profundamente: a universalidade dos direitos, a uniformidade e equivalência dos direitos, a diversidade de financiamento no sentido de transferir recursos do capital para o trabalho e a gestão democrática e descentralizada. Todos esses princípios estão sendo gradualmente diluídos em sucessivas contrarreformas ou medidas tidas como de natureza técnica, mas que, na verdade, têm um nítido sentido político de desestruturação da seguridade social. O princípio de seletividade e distributividade é o único que não está sendo derruído, ao contrário, está sendo colocado em prática com bastante rigor. Os caminhos desse desmonte seguem diferentes tendências.

    Referência: file:///C:/Users/MAX/Downloads/3.7_Seguridade_social_no_Brasil.pdf

  • Para a amplitude desta questão, seria necessário contextualizar com outros argumentos, pois para quem não sabe distinguir o quê é seletivo( é tudo aquilo que gera riscos e necessidades para o contribuinte) e distributividade( é tudo aquilo que gera um grau de proteção), caberia anulação para essa questão. É o meu ponto de vista.