SóProvas


ID
5100424
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Cabedelo - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Sobre o princípio da materialidade, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • ????!!!!!!

  • Não entendi esse gabarito, essa letra c tá na NBC TA 320

    A materialidade determinada no planejamento da auditoria não estabelece necessariamente um valor abaixo do qual as distorções não corrigidas, individualmente ou em conjunto, serão sempre avaliadas como não relevantes. As circunstâncias relacionadas a algumas distorções podem levar o auditor a avaliá-las como relevantes mesmo que estejam abaixo do limite de materialidade. 

  • Alguém explica?
  • Esse gabarito não faz o menor sentido. Acertei por puro chute. De qualquer forma, não consegui encontrar o gabarito da questão. Agradeceria se alguém pudesse me dizer qual gabarito encontraram.
  • A materialidade determinada no planejamento da auditoria não estabelece necessariamente um valor abaixo do qual as distorções não corrigidas, individualmente ou em conjunto, serão sempre avaliadas como não relevantes. As circunstâncias relacionadas a algumas distorções podem levar o auditor a avaliá-las como relevantes mesmo que estejam abaixo do limite de materialidade. Apesar de não ser praticável definir procedimentos de auditoria para detectar distorções que poderiam ser relevantes somente por sua natureza, ao avaliar seu efeito sobre as demonstrações contábeis o auditor considera não apenas a magnitude, mas, também, a natureza de distorções não corrigidas, e as circunstâncias específicas de sua ocorrência (NBC TA 450, item A16).

    Fonte:<>

  • A assertiva correta (que é a incorreta, conforme pedido) é a B. A assertiva reproduz o texto corretamente, mas adiciona no começo o termo "Na materialidade", o que desqualifica a assertiva. As assertivas foram todas tiradas da NBASP - Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público.

    O trecho é o seguinte:

    Asseguração na auditoria de conformidade

    40. Um auditor executa procedimentos para reduzir ou administrar o risco de fornecer conclusões incorretas, reconhecendo que, devido a limitações inerentes a todas as auditorias, nenhuma delas pode jamais fornecer garantia absoluta quanto à condição do objeto. Isso deve ser comunicado de uma maneira transparente. Na maioria dos casos, uma auditoria de conformidade não cobrirá todos os elementos do objeto, mas se apoiará em algum grau de amostragem qualitativa ou quantitativa.

    Então, vemos que esse item 40 reproduzido não tem qualquer relação com MATERIALIDADE, mas com o trabalho de AUDITORIA em si, que jamais é uma garantia absoluta.

  • NBC TA 320

    A materialidade determinada no planejamento da auditoria não estabelece necessariamente um valor abaixo do qual as distorções não corrigidas, individualmente ou em conjunto, serão sempre avaliadas como não relevantes