SóProvas


ID
5104882
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O proprietário e principal executivo de uma clínica de médio porte gostaria de desenhar um sistema de controle como forma de monitorar o comportamento e o desempenho dos funcionários. A clínica tem estrutura centralizada. O principal executivo é um líder autocrático, que acredita que os funcionários “só trabalham bem se tiverem medo de punição”. No entanto, o clima organizacional é bom - devido a uma cultura paternalista, em que as ordens do dono da empresa são atendidas sem questionamento, mas o tratamento em relação aos funcionários é carregado de afeto e as pessoas permanecem no emprego por longo tempo. Os funcionários referem-se à clínica como “nossa segunda casa” e ao dono da clínica como “um pai um pouco antiquado”.
Tendo em vista as características de um sistema de controle eficaz, seria adequado adotar, no contexto descrito, os seguintes controles, entre outros:

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica?
  • PULEM ESSA QUESTÃO.

  • Alguém pode explicar?

  • No começo da questão eu não estava entendendo, mas quando cheguei ao final e li todas as alternativas era como se estivesse no começo novamente.

  • O proprietário quer monitorar o comportamento e desempenho do seu pessoal. A questão quer saber qual sistema de controle seria o mais adequado adotar. Olhando para dentro de suas próprias fronteiras, a organização busca identificar pontos fortes e fracos para a correta formulação de sua estratégia. As principais formas de identificar pontos fortes e fracos são: o estudo das áreas funcionais, o estudo do desempenho e o benchmarking.

  • GABARITO: C

    Acertei essa questão pensando em um contexto de ambiente estável tendo em vista as características da organização apresentadas, o que justificaria a adoção de sistemas de controle mais "clássicos". Mas procurei embasamento para essa questão e encontrei o seguinte no livro Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro (SOBRAL e PECI):

    A escolha do sistema de controle deve levar em conta alguns fatores contingenciais, tais como a dimensão da organização, o nível hierárquico, a estrutura organizacional, a cultura organizacional, o estilo de liderança e a importância da atividade controlada.

    → Organizações de pequeno porte tendem a implementar sistemas de controle mais pessoais e informais, muitas vezes baseados em observação direta e relatórios verbais. Por outro lado, empresas de grande porte preferem sistemas de controle formais e impessoais, com regras e regulamentos mais complexos e rígidos e processos automatizados.

    → Quanto mais centralizada for uma organização, menor tende a ser o número de parâmetros de controle, bem como sua amplitude (por isso, a avaliação de desempenho é feita pelos gerentes imediatos). Por sua vez, nas organizações descentralizadas, a necessidade de controle é maior porque os superiores hierárquicos precisam conhecer e avaliar o desempenho de seus subordinados. Assim, nessas organizações, os parâmetros de controle são mais numerosos, abrangentes e diversificados.

    → A respeito do estilo de liderança, caso o gerente acredite que o funcionário só pode ser motivado por sistemas externos de remuneração ou punição, tenderá a preferir controles formais, baseados em indicadores de desempenho específicos e quantitativos.

  • FGV brisou nessa

  • GABARITO: C

    embasamento para essa questão encontrei no livro Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro (SOBRAL e PECI):

    A escolha do sistema de controle deve levar em conta alguns fatores contingenciais, tais como a dimensão da organização, o nível hierárquico, a estrutura organizacional, a cultura organizacional, o estilo de liderança e a importância da atividade controlada.

    → Organizações de pequeno porte tendem a implementar sistemas de controle mais pessoais e informais, muitas vezes baseados em observação direta e relatórios verbais. Por outro lado, empresas de grande porte preferem sistemas de controle formais e impessoais, com regras e regulamentos mais complexos e rígidos e processos automatizados.

    → Quanto mais centralizada for uma organização, menor tende a ser o número de parâmetros de controlebem como sua amplitude (por isso, a avaliação de desempenho é feita pelos gerentes imediatos). Por sua vez, nas organizações descentralizadas, a necessidade de controle é maior porque os superiores hierárquicos precisam conhecer e avaliar o desempenho de seus subordinados. Assim, nessas organizações, os parâmetros de controle são mais numerosos, abrangentes e diversificados.

    → A respeito do estilo de liderança, caso o gerente acredite que o funcionário só pode ser motivado por sistemas externos de remuneração ou punição, tenderá a preferir controles formais, baseados em indicadores de desempenho específicos e quantitativos.

  • Instituição de médio porte;

    Estrutura centralizada;

    Liderança autocrática

    =forma de controle mais rígida e formal.

  • A empre é centralizada....e a avaliação tem que ser feita pelos GERENTES IMEDIATOS???? rsrsrsrsrs...que maconha é essa....

  • inicio da questão diz que o proprietário e principal executivo de uma clínica de médio porte gostaria de desenhar um sistema de controle como forma de monitorar o comportamento e o desempenho dos funcionários.

    Gabarito letra C; avaliação de desempenho pelos gerentes imediatos e formalização de normas, procedimentos e políticas;

  • Fui eliminando desta forma.. Benchmarking não serve pois a empresa era centralizada e autocrática, então, jamais pegaria referência externa, cortamos letra A e B; APO usa muito da gestão participativa entre gerentes e subordinadas, na empresa em questão temos um autocrata, ou seja, não seria possível, eliminamos a D; a letra E fala sobre autoavaliação, prática utilizada em ambientes liberais, vemos que neste ambiente autocrata quem decide e avalia são os gestores, justamente o que fala o item C, juntamente da formalização de normas, procedimentos e políticas, itens que trazem a imposição da forma como esperam que seus funcionários venham agir.

    Gabarito C

  • Em 09/09/21 às 11:42, você respondeu a opção C.

    Você acertou!

    Em 25/03/21 às 09:41, você respondeu a opção C.

    Você errou!

    ?????

  •  líder autocrático

    avaliação de desempenho pelos gerentes imediatos e formalização de normas, procedimentos e políticas;

  • Na questão diz "Tendo em vista as características de um sistema de controle eficaz, seria adequado adotar, no contexto descrito, os seguintes controles, entre outros:"

    Pensei o seguinte: Controle = Avaliação, Correção, Medir, Mensurar e Identificar.

    Aí com essa ideia fechei o pensamento "Portanto, sei que o controle analisa os resultados obtidos("avaliação do desempenho pelos gerentes imediatos"), se forem os planejados; se não, executa correções."

    Vá e Vença!

  • 80 QUESTOES HJ 13 ERROS HAHAHAH ESTOU PRONTO PRO JOGO

  • Fui por eliminação

    benchmarking -> comparação com um referencial melhor. "melhor empresa", digamos

    não tem nada sobre isso no enunciado, eliminando A, B.

    Letra E -> não tem como ser autoavaliação.

    LETRA C-> gabarito pelas informações no enunciado. Autocrático = políticas e normas, e também, consequentemente, avaliação dos gerentes.

    GAB LETRA C

  • que questão violenta veio

  • Fui de uma maneira meio intuitiva. Achei que os elementos das outras alternativas não possuem nenhuma conexão lógica com as características descritas no enunciado. A alternativa C) pelo menos tem alguma coisa a ver.