SóProvas


ID
5105185
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão de número, baseie-se no texto abaixo.



Uma palavra sobre cultura e Constituição


   Todas as Constituições brasileiras foram lacônicas e genéricas ao tratar das relações entre cultura e Estado. Não creio que se deve propriamente lamentar esse vazio nos textos da Lei Maior. Ao Estado cumpre realizar uma tarefa social de base cujo vetor é sempre a melhor distribuição da renda nacional. Na esfera dos bens simbólicos, esse objetivo se alcança, em primeiro e principal lugar, construindo o suporte de um sistema educacional sólido conjugado com um programa de apoio à pesquisa igualmente coeso e contínuo.

   A sociedade brasileira não tem uma “cultura” já determinada. O Brasil é, ao mesmo tempo, um povo mestiço, com raízes indígenas, africanas, europeias e asiáticas, um país onde o ensino médio e universitário tem alcançado, em alguns setores, níveis internacionais de qualidade e um vasto território cruzado por uma rede de comunicações de massa portadora de uma indústria cultural cada vez mais presente.

   O que se chama, portanto, de “cultura brasileira” nada tem de homogêneo ou de uniforme. A sua forma complexa e mutante resulta de interpenetrações da cultura erudita, da cultura popular e da cultura de massas. Se algum valor deve presidir à ação do Poder Público no trato com a “cultura”, este não será outro que o da liberdade e o do respeito pelas manifestações espirituais as mais diversas que se vêm gestando no cotidiano do nosso povo. Em face dessa corrente de experiências e de significados tão díspares, a nossa Lei Maior deveria abster-se de propor normas incisivas, que soariam estranhas, porque exteriores à dialética das “culturas” brasileiras. Ao contrário, um certo grau de indeterminação no estilo de seus artigos e parágrafos é, aqui, recomendável. 


(Adaptado de: BOSI, Alfredo. Entre a Literatura e a História. São Paulo: Editora 34, 2013, p. 393-394)


Está plenamente adequada a pontuação da seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • Vou pontuar o que eu acho estar errado, mas não irei repetir a mesma explicação em cada assertiva para não ficar maçante. Ficou na dúvida, volte na afirmação anterior e veja a explicação.

    (A) Ao comentar, em termos incisivos (a vírgula é facultativa quando o adjunto adverbial de até três termos vier deslocado, mas se colocou a primeira vírgula tem de utilizar a segunda vírgula para isolá-lo) a relação entre cultura e Constituição¹ o autor do texto,² (¹creio que deveria haver uma vírgula separando as orações do período; ²não se separa o sujeito do predicado) faz ver a partir de seguras ponderações, que o Estado tendo tarefas sociais de fundamental importância, não deve ainda assim (a locução conjuntiva, ou conjunção, quando deslocada, deverá ser isolada por vírgulas) determinar quais sejam, (não se separa o verbo de seu(s) complemento(s)) as diversas manifestações culturais em nosso país. (FALSO)

    (B) Ao comentar, em termos incisivos, a relação entre cultura e Constituição, o autor do texto faz ver, a partir de seguras ponderações, que o Estado, tendo tarefas sociais de fundamental importância, não deve, ainda assim, determinar quais sejam as diversas manifestações culturais em nosso país. (CERTO)

    (C) Ao comentar em termos incisivos, a relação entre cultura e Constituição, o autor do texto faz ver a partir de seguras ponderações, que o Estado tendo tarefas sociais de fundamental importância, (o aposto explicativo deve ser isolado entre vírgulas) não deve ainda assim determinar quais sejam, as diversas manifestações culturais em nosso país.

    (D) Ao comentar em termos incisivos a relação, (não se separa o nome de seu complemento, nem de seu adjunto) entre cultura e Constituição, o autor do texto faz ver, a partir de seguras ponderações (aposto explicativo, isola-se entre vírgulas) que o Estado, tendo tarefas sociais, de fundamental importância, não deve ainda assim, determinar quais sejam as diversas manifestações culturais em nosso país.

    (E) Ao comentar em termos incisivos, a relação entre cultura e Constituição o autor do texto faz ver, a partir de seguras ponderações que o Estado, tendo tarefas sociais de fundamental importância não deve, ainda assim, determinar quais sejam, as diversas manifestações culturais em nosso país.

    ---------------------------------

    Boa sorte e bons estudos.

  • Chuva de vírgulas kkkkkk

  • é sério?

  • A vírgula é obrigatória quando houver adjunto adverbial deslocado com mais de 2 termos. Desse modo, "em termos incisivos" sendo um adjunto adverbial deslocado longo, deverá estar com uma vírgula (se estiver no início da oração) ou com duas vírgulas (se estiver no meio da oração). É o que ocorre somente na letra B.
  • Acertei, mas vai escrever com esse monte de vírgulas em uma redação pra ver a quantidade de pontos que você vai perder, mesmo não havendo nenhum erro.