A entrevista por competências faz parte da seleção por competências (achei pouco conteúdo disponível na net, mas vou dizer o que entendi).
Dentro desse modelo, existe o método CAR (Contexto, Ação e Resultado), em que se pergunta sobre situações passadas para saber como o candidato agiria, e a partir disso perceber as competências dele.
CAR -> Contexto: situação vivida;
Ação: como agiu;
Resultado: consequências dessa ação.
Então, a questão b é correta porque na entrevista por competências se pergunta sobre situações que já aconteceram e não situações futuras (suposições, etc).
Se alguém quiser contribuir e confirmar se é isso mesmo, agradeceria kkk
Alternativa B.
A questão feita é uma pergunta situacional, e não comportamental.
Segundo Rabaglio (2004), a seleção por competências tem como finalidade a criação de um perfil de competências, para cada cargo dentro da empresa, por meio do mapeamento de competências. (...)
Uma das principais ferramentas utilizadas na seleção por competências é a entrevista comportamental baseada em competências, em que as perguntas são realizadas buscando informações sobre comportamentos passados do candidato.
Nesse caso, o candidato é questionado sobre situações similares que envolveram a competência investigada, levando em consideração que tais
comportamentos serão repetidos em situações semelhantes no futuro.
Entrevista comportamental: Questiona comportamentos passados, se o candidato já agiu de forma semelhante em situações passadas. Solicita=se contexto, ação e resultados.
Entrevista situacional: Questiona comportamentos do candidato em situação critica, como ele agiria em determinada ocorrência. É fictício.