Alternativas
Os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,75 m deve ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para suportarem os esforços.
No uso do bate-estacas os cabos de sustentação do pilão devem ter comprimento suficiente para que haja, em qualquer posição de trabalho, um mínimo de 6 voltas sobre o tambor.
As escavações com mais de 1,90 m de profundidade devem dispor de passarelas e coberturas colocadas próximas aos postos de trabalho, a fim de permitir, em caso de emergência, a passagem dos trabalhadores e materiais.
Os materiais solos e rochas, retirados de valas devem ser depositados ao longo das mesmas, junto às bordas para que outros materiais não se precipitem para o seu interior.
Quando houver possibilidade de infiltração ou vazamento de gás, o local deve ser vedado para que os gases não escapem e atinjam trabalhadores em serviço na área periférica, sendo necessário o preenchimento de ficha de ocorrência para avisos futuros e possíveis interdições.