SóProvas


ID
5108233
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. O artigo 60 da lei nº 8.112, de 1990, prevê a concessão de indenização de transporte ao servidor que realizar despesas com a utilização de meio próprio de locomoção para a execução de serviços ou compromissos externos, sejam eles pessoais ou independentes das atribuições próprias do cargo.

II. O artigo 24 da lei nº 10.180, de 2001, determina ser de competência dos órgãos e das unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal legislar sobre o cumprimento das metas estabelecidas no plano plurianual e avaliar a execução dos orçamentos da União.

III. Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente. De acordo com o artigo 19 da lei nº 8.429, de 1992, a pena para esse crime é de detenção de seis a dez meses e multa. Ainda de acordo com essa lei, além da sanção penal, o denunciante está sujeito a indenizar o denunciado pelos danos materiais, morais ou à imagem que houver provocado.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

    I. O artigo 60 da lei nº 8.112, de 1990, prevê a concessão de indenização de transporte ao servidor que realizar despesas com a utilização de meio próprio de locomoção para a execução de serviços ou compromissos externos, sejam eles pessoais ou independentes das atribuições próprias do cargo.

    II. O artigo 24 da lei nº 10.180, de 2001, determina ser de competência dos órgãos e das unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal legislar (o correto é avaliar) sobre o cumprimento das metas estabelecidas no plano plurianual e avaliar a execução dos orçamentos da União.

    III - certo

  • GABARITO: LETRA B

  • Conceder-se-á indenização de transporte ao servidor que realizar despesas com a utilização de meio de transporte de locomoção para execução de serviços externos, por força das atribuições próprias do cargo.
  • GABARITO: B

    Assertiva I. Incorreta. Art. 60, L. 8.112/90. Conceder-se-á indenização de transporte ao servidor que realizar despesas com a utilização de meio próprio de locomoção para a execução de serviços externos, por força das atribuições próprias do cargo, conforme se dispuser em regulamento.

    Assertiva II. Incorreta. Art. 24, L. 10.180/01. Compete aos órgãos e às unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal: I - avaliar o cumprimento das metas estabelecidas no plano plurianual; (...) III - avaliar a execução dos orçamentos da União; (...) 

    Assertiva III. Correta. Art. 19, L. 8.249/92. Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente. Pena: detenção de seis a dez meses e multa. Parágrafo único. Além da sanção penal, o denunciante está sujeito a indenizar o denunciado pelos danos materiais, morais ou à imagem que houver provocado.

  • Essa ADM&TEC é uma das bancas mais preguiçosas que eu já vi na vida. Os caras simplesmente copiam a lei, trocam uma palavrinha ou outra e fim.

  • A questão indicada está relacionada com o Direito Administrativo.

     

    - Itens:

    I – ERRADO. Com base no artigo 60, da Lei nº 8.112 de 1990, deverá ser concedida indenização de transporte ao servidor que efetuar despesas com a utilização de meio próprio de locomoção para a execução de serviços externos, por força de atribuições próprias do cargo, de acordo com regulamento.

    Dessa forma, o item I está errado, uma vez que foi informado que será concedida a indenização de transporte para despesas com a utilização de meio próprio de locomoção para compromissos pessoais ou independentes das atribuições do cargo.

    II – ERRADO. De acordo com o artigo 24, Inciso I e Inciso III, da Lei nº 10.180 de 2001, “avaliar o cumprimento das metas estabelecidas no plano plurianual" e “avaliar a execução dos orçamentos da União".

    Assim, o item II está errado, tendo em vista que foi indicado que compete aos órgãos “legislar sobre o cumprimento de metas". Contudo, conforme observado acima, compete aos órgãos avaliar o cumprimento de metas.

    III – CERTO. De acordo com o artigo 19, da Lei nº 8.429 de 1992, caracteriza-se como crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, nos casos em que o autor da denúncia o sabe inocente. A pena para esse crime é detenção de seis a dez meses e multa. Com base no artigo 19, Parágrafo único, além da sanção, o denunciante está sujeito a indenizar o denunciado pelos danos materiais, morais e ou à imagem que houver provocado.

    Diante do exposto, percebe-se que apenas o item III está
    CERTO.

     

    Gabarito do Professor: B)

  • A questão é multidisciplinar e exige o conhecimento das seguintes leis: Estatuto dos Funcionários Públicos Federais, Lei de Improbidade Administrativa e da Lei que organiza e disciplina os Sistemas de Planejamento e de Orçamento Federal. Vamos aos itens:

    I - incorreto. O servidor só fará jus à indenização de transporte se realizar, com meio próprio, atividades externas que possuem relação com o cargo, e não as atividades pessoais ou independentes das atribuições do cargo.

    Art. 60 lei nº 8.112/90: conceder-se-á indenização de transporte ao servidor que realizar despesas com a utilização de meio próprio de locomoção para a execução de serviços externos, por força das atribuições próprias do cargo, conforme dispuser em regulamento.

    II - incorreto. O erro está em afirmar que uma das competências é legislar sobre o cumprimento das metas estabelecidas no PPA. Na verdade, a competência é avaliar esse cumprimento.

    Art. 24 lei nº 10.180/01: compete aos órgãos e às unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal:

    I - avaliar o cumprimento das metas estabelecidas no plano plurianual;

    III - avaliar a execução dos orçamentos da União.

    III - correto. Art. 19 lei nº 8.429/92: constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente.

    Pena - detenção de 6 a 10 meses e multa.

    Gabarito: B

  • L.I.A - art. 19.

    III. Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente. De acordo com o artigo 19 da lei nº 8.429, de 1992,

    pena para esse crime é de detenção de seis a dez meses e multa.

    Ainda de acordo com essa lei, além da sanção penal, o denunciante está sujeito a indenizar o denunciado pelos danos materiais, morais ou à imagem que houver provocado.

    Letra B.