SóProvas


ID
5112319
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei n. 13.146/2015, considera-se pessoa com deficiência aquela que

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

    CUIDADO!!

    As bancas adoram colocar (MÉDIO E LONGO PRAZO) está ERRADO.

  • PCD- LONGO PRAZO (ART. 1º)

    NATUREZA: FMIS- FÍSICA, MENTAL, INTELECTUAL E SENSORIAL

    PESSOA COM MOBILIDADE REDUZIDA- TEMPORÁRIA OU PERMANENTE (ART. 3º)

    REDUÇÃO: MOBILIDADE, FLEXIBILIDADE, PERCEPÇÃO, COORDENAÇÃO MOTORA

    Questão para fixação: ( ) Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de curto prazo e de natureza exclusivamente física, sem prejuízo de interação com uma ou mais barreiras, nem de sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Q1675749

    "Você consegue se acreditar que consegue"

  • IMPEDIMENTO LONGO PRAZO + BARREIRAS = Pessoa com DEFICIÊNCIA

  • GABARITO: Letra (D).

    Nos termos do art. 2º, Lei 13.146/2015, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

  • A) tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação, permanente ou temporária, gerando redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção, incluindo idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo e obeso. DEFINIÇÃO DE PESSOA COM MOBILIDADE REDUZIDA.

    B) exerça atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante e atua em todas as atividades escolares, nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas. DEFINIÇÃO DE PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR.

    C) busque o reconhecimento e a valorização das suas diferenças e potencialidades, bem como de suas necessidades educacionais especiais no processo de ensino e aprendizagem. Sequer encontrei na lei.

    D) GAB tenha impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. DEFINIÇÃO DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA