Eis a justificativa dessa banca para letra "c" não estar correta:
"[...] Não se trata de um pronome anafórico devido à questão estar pedindo para que ele seja classificado somente no período em destaque, não no contexto."
Disponível em https://www.ibade.org.br/Concurso/396/RespostasRecursos
Se fosse para não considerar o contexto, eles deveriam 1) explicitar essa informação no enunciado ou
2) não gastar papel sulfite colocando um texto pro candidato ler.
Interessante as estratégias do examinador incompetente dessa banca.
CUIDADO
A questão não possui gabarito. A resposta da banca aos recursos demonstra o amadorismo presente no IBADE.
“ISSO significa que a educação ficou por conta de pessoas que não têm condições nem motivos para educar, ou ainda, por conta deles próprios.”
O léxico em destaque trata-se de um:
O termo em destaque pode possuir diferentes classificações, a depender do "aspecto" a ser classificado. Importante perceber que, como estamos classificando "coisas diferentes" , uma classificação não inviabiliza a outra, podendo o termo possui-las de forma concomitante.
Dito isso, O pronome em tela, quando classificado quanto à sua classe morfológica, é pronome demonstrativo. Quando classificado quanto ao seu papel referencial, é um pronome anafórico. Quando classificado quanto ao termo que substitui, é pronome substantivo.
No caso em tela, supondo que o termo faz referência a um substantivo anterior, o pronome é um pronome demonstrativo substantivo e anafórico, coexistindo as classificações.
A) pronome de tratamento - incorreto
B) pronome catafórico. - incorreto
C) pronome anafórico. - correto
D) pronome oblíquo. - incorreto
E) pronome substantivo. - correto
Em resposta aos recursos, a banca afirmou que, nestes termos, "[...] Não se trata de um pronome anafórico devido à questão estar pedindo para que ele seja classificado somente no período em destaque, não no contexto.". Percebam então que, se não devemos levar em conta o contexto, impossível é classifica-lo também como "pronome substantivo", vez que sem contexto, não se pode aferir que há um substantivo sendo retomado. Se devemos assumir que existe um substantivo, também devemos assumir que existe anáfora.
Gabarito da banca na alternativa E
Questão nula