SóProvas


ID
5118859
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guarulhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Imposturas intelectuais: algumas reflexões

    A história é conhecida, mas convém relembrá-la. Em 1996, um professor de Física da Universidade de Nova York, Alan Sokal, publicou, na revista de estudos culturais Social Text, um artigo com o suspeito título “Transgredindo as fronteiras: em direção a uma hermenêutica transformativa da gravitação quântica”. Social Text é uma revista simpática ao ideário pós-moderno, o que significa dizer que, para ela, alguns dos pressupostos mais basilares das ciências naturais, como a existência de uma realidade independente e a possibilidade de se obterem verdades objetivas a seu respeito, não passam de instrumentos ideológicos a serviço de interesses mais ou menos escusos.

    O artigo de Sokal acenava na direção de uma nascente ciência pós-moderna livre dos conceitos de verdade e realidade objetivas e a serviço de fins e interesses progressistas. Na busca afoita desses objetivos, o autor desse artigo supostamente sério massacra a ciência e o bom senso todas as vezes que pode, colocando em pé de igualdade teorias científicas e pseudocientíficas. Sokal temperou esse caldo indigesto de modo a torná-lo apetecível ao gosto pós-moderno com uma quantidade enorme de citações e referências bibliográficas – sempre verídicas –, cuja função precípua era substituir o argumento e a lógica pela força da autoridade, além do uso frequente de termos “pós-modernos”, como complexidade, não-linearidade, não-localidade, descontinuidade e tais.

    Social Text aceitou o artigo e publicou-o. Ato contínuo, Sokal escreveu outro artigo revelando que tudo não passara de uma paródia escrita com a finalidade de desmascarar absurdos pós-modernistas que passam por reflexão séria. Pega com as calças nas mãos, a Social Text decidiu não publicar esse segundo artigo. Mas a confissão da farsa foi publicada, ainda em 1996, em outras revistas. No ano seguinte, em associação com o professor de Física Teórica da Universidade de Louvain, Jean Bricmont, Sokal publica na França o livro Impostures Intellectuelles (Imposturas Intelectuais), em que a paródia de “Transgredindo as fronteiras” adquire os contornos de uma crítica articulada às claras. E, principalmente, dão-se nomes aos bois, todos gordos bois franceses.
    A reação dos criticados e seus seguidores (inclusive no Brasil) foi irada. Sokal e Bricmont foram acusados de tudo o que há de mau e pior. Mas quem quer que leia com atenção e sem partido o seu livro há de reconhecer que os autores são extremamente cautelosos com suas críticas, sempre muito bem focadas e substanciadas, evitando generalizações indevidas e extrapolações indesejadas.

(Jairo José da Silva. Natureza Humana. http://pepsic.bvsalud.org. Adaptado) 

Assinale a alternativa em que está corretamente identificada, nos colchetes, a relação de sentido que o trecho destacado estabelece no contexto.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva d

    Pega com as calças nas mãos, a Social Text decidiu não publicar esse segundo artigo. [causa]

  • A relação de causa/consequência é bem expressa por: "O fato de [causa] faz com que [consequência]. Observem que na oração da assertiva "d" podemos observar essa relação, vejamos:

    "Pega com as calças nas mãos, a Social Text decidiu não publicar esse segundo artigo."

    • O fato de ser pega com as calças nas mãos [causa]
    • fez com que a Social Text decidisse não publicar esse segundo artigo [consequência]

    Gabarito: D

  • Causais = Introduzem a causa de uma determinada ação , toda causa pressupõe uma consequencia

    Causa da consequencia encontrada na oração principal

    porque, pois, que, como (quando a oração adverbial estiver antecipada), já que, visto que, desde que, uma vez que, porquanto, na medida em que, que.

    Como estávamos atrasados, não tomamos café.

    FATO DELE ESTAR ATRASADO RESULTOU A CONSEQUENCIA DELE NÃO TOMAR CAFÉ

  • A social TEXT decidiu não publicar esse segundo artigo. Por qual motivo? Por ter sido pega com as calças nas mãos.

  • Uma pequena contribuição sobre os erros das demais alternativas:

    A) ...o autor desse artigo supostamente sério massacra a ciência e o bom senso todas as vezes que pode, colocando em pé de igualdade teorias científicas e pseudocientíficas. [restrição] O correto seria EXPLICATIVA, já que a forma nominal do verbo "GERÚNDIO" equivale ao valor de um adjetivo e, nesse caso, por haver a vírgula isolando a oração, trata-se de oração subordinada adjetiva explicativa reduzida de gerúndio.

    B) ...Sokal escreveu outro artigo revelando que tudo não passara de uma paródia escrita com a finalidade de desmascarar absurdos pós-modernistas que passam por reflexão séria. [condição] O correto seria RESTRIÇÃO, pois, conforme a explicação da alternativa A, aqui também é uma oração adjetiva, porém, por não haver vírgula, trata-se de uma oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de gerúndio.

    C) ...Sokal temperou esse caldo indigesto de modo a torná-lo apetecível ao gosto pós-moderno com uma quantidade enorme de citações e referências bibliográficas... [concessão] O correto seria CONSEQUÊNCIA, é fácil perceber o valor da oração ao trocar por outra conjunção cujo valor é o mesmo, por exemplo: Sokal temperou esse caldo indigesto de sorte que o tornou apetecível ao gosto pós-moderno

    D) Pega com as calças nas mãos, a Social Text decidiu não publicar esse segundo artigo. [causa] GABARITO

    E) ...Sokal publica na França o livro Impostures Intellectuelles (Imposturas Intelectuais), em que a paródia de “Transgredindo as fronteiras” adquire os contornos de uma crítica articulada às claras. [consequência] Acredito tratar-se de uma EXPLICAÇÃO.

    Se houver erros, por favor, comuniquem-me... mas espero que as explicações ajudem alguém, juntos somos mais fortes!

    BONS ESTUDOS!!!

  • A relação de causa e consequência somente se dá dentro da mesma oração?

    Pois me parece que "Pega com as calças nas mãos" seria uma consequência de "Sokal escreveu outro artigo revelando que tudo não passara de uma paródia escrita com a finalidade de desmascarar absurdos pós-modernistas que passam por reflexão séria".

  • Na alternativa "D", a primeira frase analisada isoladamente tem um valor de 'modo". Contudo, quando se expande a análise para o período composto, depreende-se um sentido de causa/consequência.

    I- Pego com 33 mil reais na cueca [causa], o Senador Federal Chico Rodrigues não teve o mandato cassado [consequência].

    II- Pega bebendo leite, Mia Khalifa foi repreendida.