SóProvas


ID
5118931
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guarulhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

É bastante conhecida a relação entre a profissão e a matriz positivista, como horizonte analítico e primeiro suporte metodológico do Serviço Social. Trabalhando com a aparência dos fatos, o método positivista busca a regularidade, restringindo a teoria ao âmbito do verificável e da fragmentação, apontando para mudança dentro da ordem estabelecida. Em sua orientação funcionalista, esta perspectiva é absorvida pelo Serviço Social por meio da busca de padrões de eficiência e de uma crescente

Alternativas
Comentários
  • É a perspectiva positivista que restringe a visão de teoria ao âmbito do verificável, da experimentação e da fragmentação. Não aponta para mudanças, senão dentro da ordem estabelecida, voltando‐se antes para ajustes e conservação. Particularmente em sua orientação funcionalista, esta perspectiva é absorvida pelo Serviço Social, configurando para a profissão propostas de trabalho ajustadoras e um perfil manipulatório, voltado para o aperfeiçoamento dos instrumentos e técnicas para a intervenção, com as metodologias de ação, com a "busca de padrões de eficiência, sofisticação de modelos de análise, diagnóstico e planejamento; enfim, uma tecnificação da ação profissional que é acompanhada de uma crescente burocratização das atividades institucionais" (YAZBEK, 1984, p. 71).

  • Referência: http://cressrn.org.br/files/arquivos/ZxJ9du2bNS66joo4oU0y.pdf

  • No meu ponto de vista, pela interpretação do artigo da Yazbek, a resposta correta é a "E", mas a "B" também se encaixa.

  • A confusão se dá entre B e a E. O erro da B se dá em afirmar uma "evolução da tendência tecnicista, porém, a autora fala de "tecnificação da ação profissional", o que induz o candidato ao erro na hora prova! Sucesso a nós!

  • as raízes do conservadorismo ainda estão
  • "... enfim, uma tecnificação da ação profissional que é acompanhada de uma crescente burocratização das atividades institucionais" (YAZBEK, 1984, p. 71).

    As alternativas B e E se complementam colocando a questão em discussão para uma possível duplicidade de resposta.