SóProvas


ID
5119978
Banca
IBADE
Órgão
SEE-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 

BULLYING


O termo foi cunhado na década de 70 por Dan Olweus, psicólogo sueco, é derivado da palavra "bully" (tirano, brutal) e significa todo tipo de tortura física ou verbal que atormenta um grande número de vítimas no Brasil e no mundo.

O bullying corresponde à prática de atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, cometidos por um ou mais agressores contra uma determinada vítima.



BULLYING NA ESCOLA


Conflitos entre crianças e adolescentes são comuns, pois trata-se de uma fase de insegurança e autoafirmação. Porém, quando os desentendimentos são frequentes e partem para humilhações, é aí que o bullying prolifera.

Nas escolas, as agressões geralmente são praticadas longe das autoridades. Ocorrem normalmente na entrada ou saída do prédio, ou ainda quando os professores não estão por perto.

Podem também acontecer de forma silenciosa, na sala de aula, na presença do professor, com gestos, bilhetes, etc. As agressões físicas são mais difíceis de serem escondidas e muitas vezes levam a família a transferir a vítima para outra escola.

Geralmente, as vítimas do bullying têm vergonha e medo de falar à família sobre as agressões que estão sofrendo e, por isso, permanecem caladas.

As vítimas de agressão física ou verbal ficam marcadas e essa ferida pode se perpetuar por toda a vida. Em alguns casos, a ajuda psicológica é fundamental para amenizar a difícil convivência com memórias tão dolorosas.

Aqui, portanto, cabem aos pais e familiares notarem os sintomas das crianças e/ou adolescentes. Com isso, se perceber alguma diferença no comportamento, é importante contactar os responsáveis da escola e ainda ter uma conversa franca com a pessoa que foi agredida.

(Fonte: texto adaptado de https://www.todamateria.com.br/bullying/, acesso em fevereiro de 2020.)

No trecho: “Conflitos entre crianças e adolescentes são comuns, pois trata-se de uma fase de insegurança e autoafirmação.” a forma destacada está grafada corretamente como a palavra a seguir:

Alternativas
Comentários
    • letra a) Ultrassom > diante de prefixo terminado em vogal e inicia a outra palavra com r ou s. Dobram-se essas letras e fica sem hífen.
    • letra b) Semi-aberto > prefixo termina com vogal e inicia com uma vogal diferente não coloca hífen . Então ficaria: Semiaberto.
    • letra c ) Superhomem > quando o segundo elemento inicia por H, coloca-se hífen. Então ficaria:

    Super-homem.

    • letra d ) Microondas> prefixo termina em vogal e inicia com a mesma vogal, coloca-se o hífen. Então ficaria: Micro-ondas.
    • letra e) Contra- regra > prefixo termina em vogal e inicia com r ou s. Dobram-se essas letras e fica sem hífen. Então ficaria : Contrarregra.

    Resposta correta letra A

  • Resposta correta: A

    b) Semi-aberto - os diferentes de atraem

    c) Superhomem - segundo elemento começa com a letra H, logo o hífen é obrigatório.

    d) Microondas - os iguais se repelem

    e) Contra- regra- quando o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com r ou s. exclui-se o hífen e e dobra-se a letra

  • GABARITO - A

    A) ultrassom.

    Quando a primeira termina em vogal e a segunda se inicia com " R" ou " S"

    Duplicamos o " r " ou " s"

    _____________________

    B) semi-aberto. " Os iguais se repelem e os diferentes se atraem ".

    ____________________

    C) superhomem. " Se o segundo se inicia com " h" = Hífen

    __________________

    D) micro-ondas. " Os iguais se repelem e os diferentes se atraem ".

    _________________

    E) contra-regra. = " Os iguais se repelem e os diferentes se atraem ".

  • se a primeira palavra termina com vogal e a segunda começa com R ou S

    Junta a primeira palavra com a segunda dobrando o R ou o S

    Ultra Som -> Ultrassom

  • GABARITO: A.

    ➨ Prefixos HIPER, INTER e SUPER: hífen quando o segundo elemento iniciar por R.

    ➨ De acordo com o novo acordo ortográfico, uma palavra com o prefixo contra só terá hífen quando a palavra seguinte começar com a letra “h” ou “a”.

    Vogal diferente

    É proibido o uso do hífen quando o prefixo terminar em vogal diferente da vogal com que se inicia a segunda palavra. Exemplos: Anttico, aeroespacial e infraestrutura.

    Vogal igual

    É necessário usar o hífen quando o prefixo terminar em vogal igual à vogal com que se inicia a segunda palavra. Exemplos:

    arqui-inimigo, contra-ataque e micro-ondas.

  • Na letra B, devemos grafar "semiaberto". Note que o prefixo termina em I e a palavra inicia com A. Seguindo a máxima dos "diferentes se atraem", a grafia correta deve ser semiaberto.

    Na letra C, a palavra começa com H. Devemos, assim, grafar com hífen a palavra "super-homem".

    Na letra D, devemos grafar "micro-ondas". Note que o prefixo termina em O e a palavra inicia com O. Seguindo a máxima dos "iguais se repelem", a grafia correta deve ser micro-ondas.

    Na letra E, devemos grafar "contrarregra". Note que o prefixo termina em A e a palavra inicia com R. Seguindo a máxima dos "diferentes se atraem", a grafia correta deve ser contrarregra. O R deve ser "dobrado", para que se mantenha o som do R forte.