SóProvas


ID
5123890
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Passagem - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A dificuldade de aprendizagem envolve uma série de desordens que impedem que uma pessoa aprenda no mesmo ritmo de quem não apresenta o transtorno. Mas vale ressaltar que não se trata apenas de uma dificuldade pontual, relacionada ao aprendizado de um determinado tema. Isso, aliás, é bem comum e afeta a maioria das pessoas.

De acordo com os tipos mais comuns de dificuldade de aprendizagem, enumere de 1 a 3 os parênteses:

(1)Dislexia.
(2)Disgrafia.
(3)TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).

( ) Geralmente se manifesta na infância, está relacionado a uma série de problemas, como autoestima baixa, problemas em relacionamentos e dificuldades na escola.
( ) Distúrbio é caracterizado pela dificuldade na fluência da escrita em diversos aspectos. Ele, geralmente, está relacionado com problemas psicomotores.
( ) Um transtorno de aprendizado de origem neurobiológica e que tem como principal característica a dificuldade para ler e escrever. Os alunos que apresentam esse distúrbio não reconhecem de maneira precisa e fluente as palavras, o que interfere na sua habilidade de decodificar e soletrar, também.

A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • DISGRAFIA - De acordo com o DSM – V (APA, 2014) é um transtorno específico de aprendizagem com prejuízo na expressão escrita, caracterizada por alteração funcional no componente motor do ato de escrever que afeta a qualidade da escrita caligráfica e, presença de caligrafia deficitária no traçado e forma das letras, surgindo estas de forma irregular e disforme.

    DISLEXIA - é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta habilidades básicas de leitura e linguagem. Ela tem suas raízes em diferenças nos sistemas cerebrais responsáveis pelo processamento fonológico que resultam em dificuldade para processar os sons das palavras e associá-los com as letras ou sequências de letras que os representam. Outros fatores que podem vir associados são déficits nas funções executivas, dificuldades no processamento auditivo e/ou visual e desenvolvimento psicomotor.