SóProvas


ID
5124598
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Insuficiência Cardíaca (IC) é uma síndrome clínica ocasionada por anormalidade cardíaca em bombear o sangue (disfunção sistólica) e/ou de acomodar o retorno sanguíneo (função diastólica). Em relação à terapia nutricional na IC, analise as seguintes assertivas:

I. Os portadores de IC apresentam, com frequência, perda ponderal progressiva, podendo chegar à caquexia cardíaca, com perda ponderal involuntária de 15% da massa muscular em 6 meses.
II. As alterações do trato digestório, como compressão gástrica e congestão pancreática podem levar a menor ingestão alimentar.
III. Pode ocorrer edema de alças intestinais levando à diminuição da capacidade absortiva em que se destaca a enteropatia perdedora de proteína.
IV. Dispneia e fadiga são bastante comuns nesses pacientes, contribuindo para menor aceitação alimentar.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • A IC leva a uma série de alterações fisiológicas das quais muitas influenciam diretamente o estado nutricional. Os indivíduos acometidos apresentam, frequentemente, perda ponderal progressiva podendo chegar ao quadro de caquexia cardíaca onde o déficit de peso pode ser de até 20%. Atualmente, a caquexia cardíaca tem sido definida como a perda ponderal involuntária de 6% da massa muscular em seis meses. Entre os fatores que contribuem para uma menor ingestão alimentar e aproveitamento de nutrientes, destacam-se, principalmente, as alterações no trato digestório, como compressão gástrica e congestão hepática, o que ocasiona sensação de plenitude pós-prandial, edema de alças intestinais que leva a uma diminuição da capacidade absortiva em que se destaca a enteropatia perdedora de proteína, além de outros sintomas como náuseas e anorexia. Dispneia e fadiga são bastante comuns e também contribuem para menor aceitação alimentar. 

    Cupari 3 edição

  • Congestão HEPÁTICA