SóProvas


ID
5127250
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Maracajá - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Conforme a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    CF - Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

  • A BANCA não soube nem dificultar. Poderia ter colocado território ali no meio. rsrs

  • GABARITO - B

    Mnemônico> M.E.D.U

    Município / Estados / Distrito Federal / União

  • A questão exige conhecimento acerca da organização do Estado e pede ao candidato que assinale o item correto, marcando o que compreende a organização político-administrativa do Brasil.

    Para responder a questão, necessário conhecimento do art. 18, caput, CF, que preceitua:

    Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

    Portanto, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, compreendem a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil. Analisando os itens "a", "c" e "d" constata-se que não estão errados, mas, sim, incompletos, o que poderia ser objeto de recurso. Porém, de outro lado, o item "B" trouxe todos os entes federativos (União, Estados, DF e Municípios).

    Gabarito: B

  • Inicialmente, se faz interessante tecer alguns comentários gerais sobre a Organização Político-Administrativa do Estado.

    Sabe-se que a CF/88 adotou como forma de Estado o federalismo, na qual, os Estados que constituem a federação perdem sua soberania no momento do ingresso, preservando, entretanto, uma autonomia política limitada, com repartição rígida de atributos da soberania entre eles. O legislador constituinte determinou a impossibilidade de qualquer proposta da emenda constitucional tendente a abolir a Federação (art.60, §4º, I, CF/88).

    O princípio da indissolubilidade do vínculo federativo, com finalidade básica na unidade nacional e viés descentralizador encontra-se no artigo 1º, CF/88 conjugado com artigo 18 do mesmo diploma legal.

    A Capital Federal é Brasília, nos termos do artigo 18, §1º, CF.

    A questão versa sobre o caput do artigo 18, CF/88, o qual estabelece que a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

    Logo, a assertiva correta é a letra B.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B