SóProvas


ID
5132614
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Do ponto de vista da gramática normativa, o enunciado seguinte, com o pronome oblíquo, não é aceitável: “É impossível, para mim, realizar este trabalho”.

II. Os pronomes interrogativos, indefinidos e os demais pronomes têm por função principal apontar para as pessoas do discurso, ou se relacionar com elas, indicando-lhes sua situação no tempo ou no espaço. Em virtude dessa característica, os pronomes apresentam uma forma específica para cada pessoa do discurso.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • gaba D

    I - INCORRETA

    O termo "PARA MIM" está entre vírgulas, caracterizando um termo deslocado, podendo estar tanto no final como no início do enunciado. Lembrando que, estando sem vírgulas, o enunciado ainda estaria correto, porque, ao retirar o PARA MIM, observa-se que o enunciado ainda faz sentido. 

    II - INCORRETA

    Com exceção dos pronomes interrogativos e indefinidos, os demais pronomes têm por função principal apontar para as pessoas do discurso ou a elas se relacionar, indicando-lhes sua situação no tempo ou no espaço. Em virtude dessa característica, os pronomes apresentam uma forma específica para cada pessoa do discurso.

    pertencelemos!

  • prova para o cargo de nutricionista.... da Academia Brasileira de Letras.

  • CUIDADO

    Embora a questão não apresente vícios, o comentário mais curtido analisa o mérito de forma equivocada.

    I. Do ponto de vista da gramática normativa, o enunciado seguinte, com o pronome oblíquo, não é aceitável: “É impossível, para mim, realizar este trabalho”.

    Incorreta. Aqui a banca solicita a correção do uso da forma pronominal oblíqua "mim". Estamos diante de construção com verbo em forma infinitiva impessoal "realizar", equivalente a "isso (realizar este trabalho) é impossível para mim" na qual o termo "para mim" exerce função equivalente a um complemento verbal indireto, não havendo problema no uso da forma oblíqua.

    Não há que se falar em colocação do termo ou correção da virgulação como anunciado em outros comentários.

    II. Os pronomes interrogativos, indefinidos e os demais pronomes têm por função principal apontar para as pessoas do discurso, ou se relacionar com elas, indicando-lhes sua situação no tempo ou no espaço. Em virtude dessa característica, os pronomes apresentam uma forma específica para cada pessoa do discurso.

    Incorreta. A banca invalida a assertiva ao elencar os pronomes interrogativos e indefinidos, dando-lhes a função de apontar os sujeitos do discurso.

    Gabarito na alternativa D