A questão é de morfologia e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:
.
I. Pronome é a classe de palavras categoremáticas que reúne unidades em número limitado e que se refere a um significado léxico pela situação ou por outras palavras do contexto.
Verdadeiro. Esse conceito foi retirado da gramática do Evanildo Bechara:
Pronome - é a classe de palavras categoremáticas* que reúne unidades em número limitado e que se refere a um significado léxico pela situação ou por outras palavras do contexto. De modo geral, esta referência é feita a um objeto substantivo considerando-o apenas como pessoa localizada do discurso.
* categoremática refere-se ao pronome e numeral.
Referência: BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa, página 162, 37.ª edição, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
Em outras palavras, pronome é a palavra variável em gênero, número e pessoa que representa ou acompanha o substantivo, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço e no tempo. São classificados em pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos e também podem ser classificados em pronomes adjetivos e pronomes substantivos.
.
II. Em “Júlia foi buscar a sua caneta no carro, quando percebeu que não estava em sua bolsa”, a conjunção “QUANDO” tem função de explicação.
Falso. Nesse caso, a conjunção "quando" tem função temporal, e não de explicação, e classifica-se como conjunção subordinativa temporal.
Conjunções subordinativas temporais: têm valor semântico de tempo, relação cronológica...
São elas: logo que, quando, enquanto, até que, antes que, depois que, desde que, desde quando, assim que, sempre que...
Ex.: Quando todos saíam, eu estudava.
.
Gabarito: Letra B
GABARITO: B
> Conjunções temporais: quando, enquanto, logo que, desde que, assim que, até que.
> Conjunções explicativas: pois (antes do verbo), porque, que, porquanto.
Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.
-Tu não podes desistir.