SóProvas


ID
513340
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A hierarquia das necessidades de Maslow e a teoria dos dois fatores de Herzberg podem ser consideradas como parte das teorias comportamentais da Administração. Em relação à teoria comportamental é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A Teoria Comportamental surgiu no final da década de 1940, com uma redefinição geral de conceitos administrativos no momento em que passou a criticar as escolas anteriores. A Teoria Comportamental amplia e diversifica os conteúdos já explorados pelos estudiosos mecanicistas (clássicos) e humanistas. Dessa forma,

    Letra a) ERRADA porque o behaviorismo não é similar à teoria da organização formal, a Teoria Comportamental é também chamada de Behaviorista devido à influência de uma corrente homônima da Psicologia;

    Letra b) ERRADA porque a abordagem comportamental redefine e conceitos, rejeita concepções ingênuas e românticas da Teoria das Relações Humanas, não concordando integralmente com ela.

    Letra c) CORRETA porque a Teoria Comportamental se opõe às escolas anteriores: critica a Teoria Clássica por descuidarem do fator humano e impor princípios rígidos à Administração; critica a visão romântica da Teoria da Relações Humanas e critica o "modelo de máquina" adotado pela Teoria da Burocracia para representar a organização.

    Letra d) ERRADA porque a abordagem comportamental, apesar de incorporar a Sociologia da Burocracia, não tem por base a Teoria da Burocracia e além disso, um dos temas essenciais desta abordagem é o estudo da Motivação Humana.

    Letra e) ERRADA porque o foco da Teoria Comportamental predomina na ênfase nas pessoas e seu comportamento organizacional, não se trata de continuação aos estudos de Taylor e Fayol, mas de crítica, reformulação e ampliação de conceitos.
  • letra C

    A abordagem comportamental, conhecida como behaviorista, segundo Chiavenato (2003), é caracterizada por ser decorrência da Teoria das Relações Humanas. Assim, sua ênfase ainda se encontra no comportamento humano, porém, leva em consideração o contexto organizacional, de forma mais ampla, abrangendo a influência desse comportamento na organização como um todo e as perspectivas das pessoas diante das organizações
  • Sobre a letra B, cuidado com o "concorda integralmente", se fosse assim, seria uma parte da mesma teoria (como um autor afiliado a ela) e não uma teoria nova.