SóProvas


ID
513376
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando que a maneira natural de se tornar influente é deter algum poder, pode-se formar uma coalização entre duas ou mais pessoas que juntos podem combinar seus recursos para aumentar os seus ganhos individuais. Considerando as coalizões nas organizações, pode-se afirmar que elas diferem das coalizões explicadas pela teoria das ciências políticas. Indique a alternativa que melhor explica esta diferenciação.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar a questão, juntamente com as referências dos argumentos?

  • PQP! Que merda de questão é essa! Eu marquei letra A, e não vejo cabimento para o gabarito ser letra E.
  • A banca fez contrl + C e  Control + V do livro Comportamento Organizacional de Stephen P. Robbins: Capitulo 13 que fala sobre poder e politica, pagina 309. 11° edição. resposta E tá correta.
  • LETRA E
    Em relação à formação das coalizões podemos dizer que as organizações geralmente procuram maximizar seu tamanho. Na teoria da ciência política, as coalizões fazem exatamente o contrário — tentam minimizar seu tamanho. Elas costumam ter apenas o tamanho suficiente para alcançar seus objetivos. Mas os legislativos são diferentes das organizações.
  • Eu faço mestrado em ciência política, e garanto que esta questão é um ABSURDO.
    Nos EUA, a lógica do voto distrital (cada distrito elege 1 representante no Legislativo) favorece realmente as coalizões mínimas. No entanto, no Brasil, nosso sistema proporcional de lista aberta (pré-eleição) e nas disputas pela maioria nas Assembléias Legislativas ou Congresso (pós-eleição) são incentivos para coalizões amplas, para garantir a governabilidade.

    Enfim, sigamos em frente.
  • Galera a questão diz: "... pode-se afirmar que elas diferem das coalizões explicadas pela teoria das ciências políticas". Pra responder a pergunta não se deve analisar conforme o que a gente pensa que é, mas conforme a teoria diz que é. Cuidado pois prova de administração não quer o seu conceito da coisa e sim o que a teoria diz.

  • Alan Nina, teu mestrado em Ciência Política não serve de absolutamente nada para responder esta questão... 
    pois está é uma questão de Comportamento Organizacional: como as pessoas se comportam dentro de organizações.
    para responde-la seria necessário ser um bom psicólogo do trabalho ou um bom administrador de gestão de pessoas.

    Conforme o amigo Rafael Guimarães:
    "A banca fez contrl + C e  Control + V do livro Comportamento Organizacional de Stephen P. Robbins: Capitulo 13 que fala sobre poder e politica, pagina 309. 11° edição. resposta E tá correta."

    Vou tentar explicitar o conceito:
    Quando falamos de coalizões minimas em ciência política, estamos falando que em situação política as pessoas tentam formar pequenas coalizões, pequenas o bastante para influenciar uma decisão. Por exemplo, em casas legislativas os políticos não formam grandes coalizões, eles buscam apenas ter aliados na quantidade minima o suficiente para ganharem em votos no final.

    Já em organizações, os funcionários com pouco poder tendem a formar coalizões amplas, quanto mais gente melhor, quanto mais gente aderir ao sindicato melhor! Pois em organizações, geralmente, é necessário muita gente (operários por exemplo) para fazer pressão e mudar a decisão de uma só pessoa (o CEO por exemplo).