Corrupção e nepotismo são características da Burocracia e não do patrimonialismo. O correto seria a letra B. Não havia nítidas divisões do particular com o público, tudo era pertencente a Coroa, pertencia ao soberano com dominação política, ou seja, governo com mão de ferro, altamente centralizador e que vigorou amplamente no absolutismo até o final do sec. XIX. Depois veio a reforma de Getúlio com a Burocracia, procedimentos rígidos, com procedimentos formais, uma cartilha a ser seguida de como cada serviço deveria ser feito, amplamente baseado em seguir os regulamentos. Baseada no tecnicismo e uma política corporativista e meritocracia. Depois somente nos anos 80 que veio o modelo Gerencial, mas com muitos resquícios da Burocracia.
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os modelos teóricos de administração pública. Sendo que para esta questão, devemos marcar a alternativa incorreta.
A - correta. No patrimonialismo, o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real.
B - incorreta. A Administração Burocrática origina-se na segunda metade do século XIX, no Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. É constituída por princípios orientadores do desenvolvimento a profissionalização, ideia de carreira, hierarquia funcional, impessoalidade, o formalismo. Os controles administrativos que visam combater a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. A burocracia parte de uma desconfiança prévia nos administradores e nos cidadãos que a eles dirigem demandas, por isso controles rígidos dos processos são sempre necessários, como na admissão de pessoal, compras e atendimento a demandas.
C - correta. O termo patrimonialismo é usado para se referir a formas de dominação política em que não existem divisões nítidas entre as esferas de atividade pública e privada.
D - correta. Uma diferença fundamental entre patrimonialismo e feudalismo é a maior concentração de poder discricionário combinado com maior instabilidade nos sistemas patrimoniais.
E - correta. A administração do Estado pré-capitalista era uma administração patrimonialista.
Tendo visto as alternativas acima, concluímos que a letra "B" é a que atende ao que fora solicitado.
GABARITO: B
Fonte:
PALUDO, A. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.