SóProvas


ID
5135458
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cristinápolis - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre os procedimentos a serem empregados na execução de aterros, conforme a especificação de serviço do DNIT (108/2009 – ES), analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Os materiais a serem utilizados na execução dos aterros devem ser provenientes das escavações referentes à execução dos cortes e da utilização de empréstimos.

II. O material de escavação de cortes que não é aproveitado nos aterros, seja em razão de sua má-qualidade, volume ou excessiva distância de transporte, e que é depositado fora da plataforma da rodovia recebe a denominação de bota-fora.

III. Durante a execução dos aterros, é necessário controlar e verificar a inclinação dos taludes, seja através do uso de esquadro ou gabarito apropriado.

IV. Em situações de alargamento de aterros, sua execução obrigatoriamente deverá ocorrer de baixo para cima, acompanhada de degraus nos seus taludes.

Alternativas
Comentários
  • DNIT 108/2009 - ES:

    Os materiais a serem utilizados na execução dos aterros devem ser provenientes das escavações referentes à execução dos cortes e da utilização de empréstimos.

    Regra: devem se enquadrar nas classificações de 1ª categoria e de 2ª categoria e atender a vários requisitos, em termos de características mecânicas e físicas:

    • Ser isentos de matérias orgânicas, micáceas e diatomáceas. Não devem ser constituídos de turfas ou argilas orgânicas.
    • Corpo do aterro: capacidade de suporte adequada (ISC ≥ 2%) e expansão ≤ 4%;
    • Camada final: apresentar a melhor capacidade de suporte e expansão ≤ 2%. O atendimento deve ser efetivado através de análise técnico-econômica, considerando as alternativas de disponibilidade de materiais ocorrentes e incluindo-se, pelo menos, 01 (uma) alternativa com a utilização de material com CBR≥ 6%.
    • Em regiões onde houver ocorrência de materiais rochosos e na falta de materiais de 1ª e/ou 2ª categoria, admite-se o emprego de materiais de 3ª categoria (rochas).

    Bota-fora: material de escavação dos cortes, não aproveitado nos aterros (excedente), devido sua má qualidade, ao seu volume, ou à excessiva distância de transporte, e que é depositado fora da plataforma da rodovia, de preferência nos limites da faixa de domínio, quando possível. Local do bota-fora é o lugar estabelecido para depósito de materiais inservíveis.

    Alargamento de aterros: a execução obrigatoriamente deve ser procedida de baixo para cima, acompanhada de degraus nos seus taludes.