SóProvas


ID
513652
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma sobre a Teoria da Produção e dos Custos. A seguir, indique a opção com a seqüência certa.
( ) Num mercado de concorrência perfeita o lucro econômico puro, parcela de lucro superior àquela exigida para cobrir todos os custos de produção, aí incluída a remuneração do empresário, tende a não se manter por muito tempo.

( ) O nível dos custos fixos é irrelevante para a decisão de produzir no curto prazo. Assim, no curto prazo produtor tende a produzir desde que os preços sejam suficientes para cobrir os custos variáveis.

( ) Numa primeira etapa o Custo Fixo Médio decresce, em relação ao crescimento da produção, para depois voltar a crescer.

( ) O Custo Marginal tende a decrescer em relação ao crescimento da produção.

Alternativas
Comentários
  • Correta letra D:

    ( V ) Num mercado de concorrência perfeita o lucro econômico puro, parcela de lucro superior àquela exigida para cobrir todos os custos de produção, aí incluída a remuneração do empresário, tende a não se manter por muito tempo. 
    Pois, como é um mercado onde não há barreiras à entrada de firmas, este cenário irá atrair novas firmas ou ampliar as firmas existentes. A entrada de novas empresas vai fazer a produção aumentar que por sua vez irá resultar em uma redução de preço.
    ( V  ) O nível dos custos fixos é irrelevante para a decisão de produzir no curto prazo. Assim, no curto prazo produtor tende a produzir desde que os preços sejam suficientes para cobrir os custos variáveis. 
    Sim, num quadro de Rmg=Cmg e preço P>CTM o lucro econômico sera > 0.
    ( F ) Numa primeira etapa o Custo Fixo Médio decresce, em relação ao crescimento da produção, para depois voltar a crescer. 
    O Cfm vai caindo com o início da produção e depois torna-se IRRELEVANTE em cada unidade (não chega a ficar zero).
    ( F ) O Custo Marginal tende a decrescer em relação ao crescimento da produção. 
    O Cmg é crescente, isto porque como os rendimentos são descrecentes, a produção de cada unidade adicional vai ficando cada vez mais cara.
  • (V) No caso de lucro econômico, o empresário recebe mais do que deveria receber, pois estão incluídos os custos de oportunidade, como a remuneração do empresário, no entanto, caso houvesse este tipo de lucro no mercado de concorrência perfeita, novas empresas seriam atraídas para operar neste mercado, desta forma, a longo prazo, a oferta aumentaria, e a tendência seria de queda nos lucros, tendendo a zero. (V) O nível dos custos fixos é irrelevante para a decisão de produzir, no curto prazo, pois independentemente de produzir ou não, a firma continuará pagando aluguel, parcelas de compra de equipamentos, entre outros. Como esta situação é transitória, de curto prazo, os empresários podem esperar melhorias no mercado e continuar operando, contudo, eles não produzem se o faturamento não for suficiente para cobrir os custos variáveis. Caso o faturamento seja menor que os custos variáveis, é mais vantajoso não produzir, pois o prejuízo será menor, no montante dos custos fixos. (F) Conceitualmente, o custo fixo médio é dado pelo custo fixo total dividido pela produção, sendo assim à medida que a produção aumenta, lembrando que o custo fixo total é constante, o custo fixo médio diminui, logo a curva de custo fixo médio é sempre decrescente em relação ao crescimento da produção. (F) Conceitualmente, o custo marginal é dado pela variação do custo total, dada uma variação na quantidade produzida, a curva decresce até atingir o ponto de mínimo, após isto, o custo marginal é crescente, consequência da lei dos Rendimentos decrescentes, o produto marginal do trabalho declina conforme a quantidade de trabalho empregada aumenta.

    Gabarito: Letra “D".


  • GABARITO PROFESSORA QC

    (V) No caso de lucro econômico, o empresário recebe mais do que deveria receber, pois estão incluídos os custos de oportunidade, como a remuneração do empresário, no entanto, caso houvesse este tipo de lucro no mercado de concorrência perfeita, novas empresas seriam atraídas para operar neste mercado, desta forma, a longo prazo, a oferta aumentaria, e a tendência seria de queda nos lucros, tendendo a zero.

    (V) O nível dos custos fixos é irrelevante para a decisão de produzir, no curto prazo, pois independentemente de produzir ou não, a firma continuará pagando aluguel, parcelas de compra de equipamentos, entre outros. Como esta situação é transitória, de curto prazo, os empresários podem esperar melhorias no mercado e continuar operando, contudo, eles não produzem se o faturamento não for suficiente para cobrir os custos variáveis. Caso o faturamento seja menor que os custos variáveis, é mais vantajoso não produzir, pois o prejuízo será menor, no montante dos custos fixos.

    (F) Conceitualmente, o custo fixo médio é dado pelo custo fixo total dividido pela produção, sendo assim à medida que a produção aumenta, lembrando que o custo fixo total é constante, o custo fixo médio diminui, logo a curva de custo fixo médio é sempre decrescente em relação ao crescimento da produção.

    (F) Conceitualmente, o custo marginal é dado pela variação do custo total, dada uma variação na quantidade produzida, a curva decresce até atingir o ponto de mínimo, após isto, o custo marginal é crescente, consequência da lei dos Rendimentos decrescentes, o produto marginal do trabalho declina conforme a quantidade de trabalho empregada aumenta. 

    Gabarito: Letra “D".